Como Rastrear um Celular?

Como rastrear um celular? Essa é uma dúvida muito comum entre pessoas que tiveram o aparelho perdido ou roubado. Temos o costume de armazenar uma grande quantidade de informações no smartphone, incluindo dados bancários e fotos pessoais, de forma que ter o dispositivo nas mãos de criminosos ou pessoas mal intencionadas pode trazer muitas dores de cabeça.

Nesse sentido, ferramentas para localizar celular não apenas aumentam as chances de recuperar o aparelho, mas também permitem bloquear ou apagar dados importantes caso a recuperação não seja viável.

Aplicativos

Um dos Apps mais ultilizados é Android Lost. Essa ferramenta requer uma configuração prévia. Assim, se algo acontecer com o dispositivo, o usuário conseguirá localizá-lo e apagar informações confidenciais ou comprometedoras remotamente.

Todas o controle é feito a partir do site www.androidlost.com.

Ao instalar o Android Lost, é preciso conceder permissão para que o aplicativo acesse a câmera, áudio e arquivos do celular. Feito isso, o usuário deve fornecer privilégios de administrador ao app. Só assim será possível controlar o celular a distância em caso de perda ou furto.

Entre os recursos do Android Lost estão:

  • Ler mensagens enviadas e recebidas, bem como apagá-las;
  • Bloquear o aparelho;
  • Limpar o cartão SD;
  • Fazer tocar um alarme;
  • Enviar uma mensagem pop-up;
  • Encaminhar as chamadas para outro telefone;
  • Iniciar e parar conexão 3G ou Wi-Fi por SMS;
  • Instalar aplicativos remotamente, entre outros.

Está disponível para:

Android


Rastrear Celular pelo IMEI

Cada celular tem um número de identificação único e global, chamado de IMEI (International Mobile Equipment Identity ou Identificação Internacional de Equipamento Móvel, em português).

O IMEI pode ser encontrado na caixa do celular, em um adesivo que fica por trás da bateria ou digitando *#06# no celular e apertando a tecla para ligar.

Esse número de identificação serve, principalmente, para bloquear o smartphone em caso de perda ou roubo.

Infelizmente, não é possível rastrear celular pelo IMEI.

No entanto, se o seu aparelho foi roubado, não deixe de informar o número à polícia ao fazer o boletim de ocorrência, pois ele será usado para identificar o seu dispositivo em meio a eventuais pilhas de smartphones roubados.


Encontre Meu Dispositivo

O Encontre Meu Dispositivo é um serviço do Google que facilita muito a vida de quem teve seu smartphone Android roubado. O sistema pode ser útil até mesmo em casos em que o usuário perdeu o aparelho dentro de casa.

1 – Acesse as Configurações

Para usar o Encontre Meu Dispositivo, porém, é preciso habilitar o rastreamento do smartphone primeiro. Para isso, acesse as configurações de segurança do aparelho e procure pela opção “Google”. Em seguida, escolha a categoria “Segurança”.


2 – Ative a Opção


Lá, toque em “Encontre meu Dispositivo” e troque a chave para a posição “Ativado”. Feito isso, lembre-se de manter a localização sempre ligada. Sem o GPS habilitado, não será possível rastrear o celular.


3 – Faça Login e Localize o Celular

Acesse o Link para encontrar seu rastreador de dispositivos do Google pode ser acessado a partir de qualquer navegador, tanto do celular quando do PC, mas o mais recomendável é fazê-lo pelo computador.

Após fazer login na sua conta do Google, o sistema começará a tentar estabelecer contato com o dispositivo. Caso consiga, ele mostrará a localização aproximada do smartphone no mapa ao lado, além de informações como nível da bateria, rede wi-fi e a última vez que o aparelho se conectou à internet.

Clique aqui para acessar o site.

O usuário que perdeu o celular tem ainda mais três opções:

  1. Reproduzir som – faz o aparelho tocar.
  2. Proteger dispositivo – bloqueia o aparelho remotamente e permite inserir uma mensagem para quem encontrar o smartphone
  3. Limpar dispositivo – apaga todos os dados.

Samsung Find My Mobile

Donos de aparelhos fabricados pela Samsung têm mais uma opção para localizar celular. Assim como o serviço do Google, o Find My Mobile não funciona se não tiver sido habilitado previamente no aparelho.

Nesse caso, o usuário deve criar uma Samsung Account e fazer login no site do serviço. O sistema compartilha algumas características com o Encontre Meu Dispositivo: permite localizar o aparelho, reproduzir som, formatar e bloquear o celular a distância.

O recurso da Samsung, porém, é mais completo que o do Google. Com ele, é possível também fazer backup dos dados e recuperar o histórico de chamadas telefônicas e mensagens.

Outras marcas podem oferecer recursos similares. Para saber mais, procure a fabricante do seu aparelho.


Buscar iPhone

A Apple também oferece um serviço de localização e rastreamento de aparelhos online. Donos de iPhone podem acessar o site www.icloud.com/find para procurar pelo dispositivo perdido ou roubado.

Assim como ocorre com o Encontre Meu Dispositivo, do Google, o recurso só funciona se tiver sido previamente habilitado no aparelho.

Para rastrear seu iPhone, basta informar o ID Apple e aguardar o sistema estabelecer contato com o dispositivo. As opções oferecidas na plataforma são similares às ofertadas pelo Google.

É possível enviar um sinal sonoro para o iPhone, bloquear o acesso ao aparelho com senha e também apagar todo o conteúdo a distância.



Atualizado em: 14/02/2020 na categoria: Aplicativos de Senhas e Segurança