Menu

7 Aplicativos de Autenticação para Escolher o Melhor

Os aplicativos de autenticação são importantes para dobrar a segurança no acesso às suas redes sociais e outras contas. Com a verificação em duas etapas, ou autenticação de múltiplos fatores, os aplicativos de autenticação evitam as temidas invasões de hackers.

O recurso assegura o acesso autorizado às contas através da solicitação de um código, digital, PIN, biometria, token, toque na tela, reconhecimento facial, entre outros, para realizar o login, além da senha já vinculada ao usuário que é preciso para acessá-la.

Assim, mesmo que sua senha esteja comprometida, a sua conta não será acessada sem o segundo passo da autenticação de dois fatores. Confira os melhores aplicativos de autenticação disponíveis para Android e iOS.



1. 2FA Authenticator (2FAS)

Com algoritmos de TOTP e HOTP e recurso de aprovação do token pelo celular, o aplicativo 2FA Authenticator (2FAS) está disponível para Android e iOS e conta com extensão para navegador, protegendo o acesso às contas através de PIN, senha, biometria e íris. Além disso, ele faz backup, exporta em arquivo criptografado e se destaca por vários fatores, entre eles portabilidade e fácil usabilidade.

2FA Authenticator possui, também, suporte para várias linguagens, guias rápidos para fazer a configuração, sincronização em vários dispositivos móveis, extensão de navegador e, o melhor de tudo, ele funciona offline, sem guardar quaisquer dados do usuário. Confiável e recomendado!

2FA Authenticator (2FAS) está disponível para:

Android e IOS

2. Twilio Authy Authenticator

O aplicativo Twilio Authy é um dos melhores apps de verificação em duas etapas. Os códigos podem ser gerados em qualquer Android e também no Windows: são tokens de verificação seguros com a opção multi-dispositivo (acesso às contas em mais de um dispositivo) e backups seguros na nuvem, o que facilita a recuperação das contas em caso de perda, roubo, formatação ou troca de celular, diferente do Google Authenticator, que também está na lista e você confere mais abaixo.

Twilio Authy Authenticator está disponível para:

Android e IOS

3. LastPass Authenticator

Antes, temos o LastPass Authenticator, disponível para Android e iOS, cuja verificação em duas etapas é adicionada à conta LastPass e a outros serviços e aplicativos compatíveis com o uso de senhas descartáveis mediante a geração de códigos de seis dígitos a cada 30 segundos.

Ele também conta com backup seguro na nuvem e a opção de marcar um dispositivo como confiável, para que não seja preciso aprovar o acesso à conta com a segunda etapa através desse dispositivo.

Outras funcionalidades incluem suporte para códigos SMS, configuração automatizada via código QR e adicionar várias contas. Um ponto negativo é a apresentação do app apenas em inglês.

Twilio Authy Authenticator está disponível para:

Android e IOS

4. Google Authenticator

O Google Authenticator gera um código para a verificação em duas etapas sem a necessidade de estar conectado à internet. O código QR gerado permite, também, fazer configuração automática e transferir contas entre dispositivos.

Mas há um pontos negativo importante: apesar de ser um app leve e intuitivo, ele não disponibiliza backup, sincronização em nuvem e/ou autenticação, o que dificulta a recuperação das contas protegidas pela verificação em duas etapas em caso de perda, formatação ou roubo do celular.

Google Authenticator está disponível para:

Android e IOS

5. Microsoft Authenticator

O Microsoft Authenticator é voltado para a segurança da sua conta da Microsoft. Assim, a segunda camada de segurança que ele adiciona é a aprovação da notificação enviada ao seu celular após a inserção do usuário e senha. Basta fornecer a sua impressão digital, o Face ID ou o PIN para que o processo de verificação de duas etapas seja feito e você possa acessar o Outlook, OneDrive, Office e outros serviços vinculados à Microsoft.

Microsoft Authenticator está disponível para:

Android e IOS

6. Duo Mobile

Mais um app para gerar códigos de acesso para login com notificações push que possibilitam o login com apenas um toque no Android, iPhone, iPad ou Apple Watch. Inclusive, algumas redes sociais recomendam o uso do Duo Mobile para aumentar a proteção de suas contas!

Mas atenção: não use o Duo Mobile sem guardar a senha de backup e anotar os códigos de reservas se suas redes sociais e outras contas protegidas pelo app. Isso porque você assegura que, caso perca o celular ou ele seja formatado, consiga recuperar o acesso a elas com esses códigos de reserva. Do contrário, você pode perder o acesso permanentemente, assim como acontece com o Google Authenticator nesses casos.

Duo Mobile está disponível para:

Android e IOS

7. Authenticator Pro

Disponível para Android, o aplicativo Authenticator Pro gera tokens para a verificação em duas etapas. Após escanear o código QR, a proteção da sua conta é ativada. Um importante ponto positivo é a possibilidade de fazer backup das autenticações para garantir o acesso em caso de perda ou formatação do celular.

O visual e a organização do app também são pontos fortes: você pode usar o tema escuro, encontrar suas autenticações através dos ícones de cada conta e organizá-las em categorias.

Authenticator Pro está disponível para:

Android



Atualizado em: na categoria: Aplicativos de Senhas e Segurança

Autor: Lívia Calado

Você pode gostar...