Como Localizar e Bloquear o Celular pelo IMEI

Quando o telefone é roubado ou furtado, o usuário pode solicitar o bloqueio do celular a partir do número do IMEI, o que impede que o aparelho reconheça novos chips e seja utilizado.

Alguns aplicativos prometem utilizar o número do IMEI para localizar o celular. Entretanto, a maioria deles não é preciso e, por conta disso, não informa a localização exata do celular a partir desse número.

Outra maneira para localizar o telefone perdido ou roubado é utilizar, acessar os serviços da conta Google ou da marca do celular para bloquear, tocar o aparelho e rastreá-lo. Confira abaixo o que é possível fazer com o número do IMEI do seu celular.

Como Consultar o IMEI

O número do IMEI é essencial para manter a integridade dos celulares. Cada aparelho possui um código especifico, que pode ser identificado:

  • Na caixa do celular
  • Na bateria,
  • Na parte de trás do telefone
  • Digitando o código *#06# no discador.
😍 Veja também Como Rastrear um Celular!❤

Aplicativos para localizar o celular

Embora existam no mercado alguns aplicativos que prometem localizar o celular pelo número de IMEI, isso não é possível.

IMEI Tracker

Um desses apps, o IMEI Tracker – Find my phone, diz que é possível encontrar o celular perdido a partir do número. Entretanto, ao baixar o aplicativo, não há opção para fornecer o IMEI de outro telefone.

O app utiliza apenas o número de IMEI do celular no qual está baixado. Além disso, as opções fornecidas pelo aplicativo são mais preventivas, pois é possível adicionar dois números de telefone que são de sua confiança para, em caso de perda ou roubo, eles sejam informados e permitam encontrar o celular.

IMEI Tracker está disponível para: Android


Find my phone – IMEI Tracker

Já o Find my phone – IMEI Tracker também diz que localiza o telefone a partir do número do IMEI. Entretanto, ao informar o número do celular perdido, o app informa que não foi possível localizá-lo e exibe um link para o usuário tentar encontrar o aparelho. Ao acessar o site e informar novamente o IMEI, o erro continua aparecendo e não é possível encontrar o telefone.

Find my phone está disponível para: Android


Encontre Meu Dispositivo

Um aplicativo que permite de fato encontrar o telefone é o Encontre Meu Dispositivo do Google. O app não pede para o usuário informar o número do IMEI. Ele localiza o aparelho a partir da conta Google que estava logada no dispositivo.

Nele é possível ver a localização em tempo real, em qual rede WiFi está conectado e a porcentagem da bateria. Além disso, o app permite reproduzir som no celular e bloquear a tela do aparelho, para impedir que ele seja formatado ou que acessem as informações do celular.

Na opção de bloqueio, é possível deixar uma mensagem com o número do seu telefone para o caso de alguém achar e devolver o aparelho.

Encontre Meu Dispositivo do Google está disponível para: Android


Bloquear Aparelho após Furto ou perda

Uma opção viável em caso de roubo ou perda quando as chances de encontrar são mínimas, é solicitar o bloqueio do aparelho pelo número do IMEI.

Para isso, é necessário primeiro realizar um Boletim de Ocorrência em uma delegacia. Em alguns estados, é possível fazer o B.O online. O número do IMEI deve ser informado no Boletim de Ocorrência para que o bloqueio seja possível.

Após isso, o usuário deve entrar em contato com a operadora do aparelho e encaminhar uma cópia do Boletim de Ocorrência contendo o número do IMEI. A operadora vai bloquear o aparelho e não será mais possível utilizar chips no celular.

Entretanto, o aparelho ainda consegue conectar ao WiFi, mas não é possível utilizar o WhatsApp. Dessa forma, o celular bloqueado não pode ser utilizado por outra pessoa.



Atualizado em: 19/01/2020 na categoria: Aplicativos de Senhas e Segurança