» » WhatsApp para Empresas – WhatsApp Business

WhatsApp para Empresas – WhatsApp Business

O WhatsApp Business ou WhatsApp para empresas foi desenvolvido especialmente para fazer a comunicação de pequenas empresas diretamente com seus clientes. O aplicativo WhatsApp empresa funciona em dispositivos Android de forma gratuita, disponibilizando ferramentas que facilitam e automatizam a interação através de mensagens.

O usuário pode desfrutar do uso do WhatsApp e do WhatsApp Business no mesmo celular, mas precisa ter números diferentes para cada um. O aplicativo também conta com suporte para número fixo, ou seja: o usuário pode definir o número do WhatsApp para empresa como fixo para receber chamadas clicando em “Me ligue” no momento da verificação.

No app comercial o usuário edita o seu perfil disponibilizando todas as informações de sua empresa, que ficam visíveis para seus contatos/clientes: o horário de funcionamento, e-mail e website, categoria e descrição do negócio e o endereço físico do mesmo.

As funcionalidades do WhatsApp Business incluem:

  • Organização dos contatos por etiquetas, como: novo cliente, novo pedido, pagamento pendente, pago e pedido finalizado;
  • Respostas rápidas que são dadas com mais frequências podem ser salvas e reutilizadas;
  • Mensagens automáticas de boas-vindas ou em caso de ausência;
  • Acesso às estatísticas de alcance e desempenho das mensagens enviadas.

O WhatsApp Business também funciona na versão web, o que facilita ainda mais a comunicação com os clientes.

Como criar uma conta no WhatsApp Business

Não é preciso ter CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica) para criar uma conta no WhatsApp Business. Depois de instalar o aplicativo e dar as devidas permissões requeridas, o usuário deverá informar o número de telefone para cadastro (que não deve estar vinculado a nenhum outro aplicativo). É possível, no entanto, migrar o número atual do WhatsApp para o WhatsApp Business.

O usuário deve, então, permitir que o app acesse as mensagens para confirmar o cadastro automaticamente, mas se por acaso o número cadastrado estiver em outro celular, o código recebido por SMS deverá ser digitado manualmente. Ele também poderá optar por restaurar qualquer backup realizado anteriormente permitindo que o app acesse o Google Drive.

O nome da empresa definido não poderá ser alterado depois. Indo nas configurações e, depois, em perfil, o usuário edita adicionando todas as informações, como horário de funcionamento e localização no mapa, foto, categoria e descrição do negócio!

Nem todas as contas criadas no WhatsApp Business receberão o selo de Conta Verificada. Isso dependerá de alguns fatores, como marca conhecida e correspondência do número de telefone da empresa com o número cadastrado no aplicativo.

Fotos: Reprodução/Helito Bijora.

Nossa opinião

O WhatsApp Business é uma maneira de oficializar uma prática já comum no WhatsApp: a comunicação de clientes com empresas para fazer pedidos, reclamações, etc. Suas funcionalidades facilitam ainda mais essa comunicação, já que há possibilidade de enviar respostas curtas, saudações de boas-vindas ou de ausência de maneira automática e muito mais ágil, além de categorizar os clientes por etiquetas.

Ter uma conta verificada no app também dá mais segurança ao cliente. Um ponto negativo, no entanto, é o fato do WhatsApp Business ser vinculado a apenas um número de celular, ou seja, apenas uma pessoa por vez pode utilizar a plataforma.

No futuro pretende-se adicionar mais funções opcionais e pagas, o que aumentará as possibilidades de negócio. O app cumpre o que promete e com certeza será cada vez mais utilizado pelas micro e pequenas empresas como uma ferramenta oficial de comunicação com os seus clientes.

Baixar WhatsApp Business

O WhatsApp Business é disponível para celulares Android. Para baixar e instalar em seu dispositivo, basta clicar no link abaixo:

Android

Atualizado em: 28/08/2018 na categoria: Aplicativos para Whatsapp

Receba os novos e melhores aplicativos grátis?