Menu

ChatGPT: A revolução dos chatbots com GPT-3.5

O ChatGPT é uma ferramenta de inteligência artificial que gera diálogos virtuais entre humanos e máquinas com base em GPT-3.5. O chatbot da OpenAI funciona como ajudante e companheiro pessoal de AI, uma tecnologia gratuita, por enquanto, acessada pela web.

Saiba mais sobre essa tecnologia, qual o seu diferencial em relação aos chatbots usuais e onde você pode acessá-la!



O que é o ChatGPT?

O ChatGPT (Generative Pre-Trained Transformer) foi desenvolvido no final de 2022 pela OpenAI, uma startup de pesquisa em inteligência artificial (IA) da qual Elon Musk é cofundador e investidor.

O protótipo de chatbot de IA é alimentado por GPT-3.5 (versão aprimorada do GPT-3), a sigla para Generative Pre-Training Transformer 3.5 - um sistema poderoso e sofisticado de inteligência artificial com base em aprendizado de máquinas (machine learning), uma tecnologia que envolve um processamento de linguagem natural de última geração.

Como funciona?

A princípio, o ChatGPT parece ser mais um chatbot comum, com interface simples e intuitiva. O usuário escreve as mensagens na caixa de texto e o Chat GPT começa a interação.

O sistema é alimentado constantemente por referências textuais e é capaz de escrever vários tipos de texto de forma semelhante aos humanos, conhecendo e reproduzindo linguagens em várias áreas: desde conteúdos triviais do dia a dia até conteúdos acadêmicos, científicos e artísticos.

As respostas são baseadas em respostas anteriores aprimoradas.O grande diferencial é, realmente, o conteúdo do diálogo.A cada conversa, a base de dados é alimentada com novas palavras e expressões, tornando os diálogos cada vez mais realistas e refinados.

Diferencial

Tudo isso o diferencia de outros chatbots comuns, pelo nível de aprendizagem da máquina e porque ele não se limita a diálogos breves pré-programados. As respostas são detalhadas e semelhantes às de humanos de uma forma impressionante.

A ferramenta consegue, até mesmo, redigir contratos, redações de nível universitário, conteúdos para web e criar códigos específicos, como um código Python intrincado, resolver e responder problemas e perguntas complexas.

Enquanto algumas pessoas o utilizam apenas para fins recreativos, outras utilizam com a intenção de criar ferramentas e outros aplicativos, principalmente os designers. É algo que vem, realmente, para revolucionar os mecanismos de pesquisa.

Como acessar?

O ChatGPT da OpenAI ainda é uma ferramenta gratuita e acessada pela web nesta fase de revisão de pesquisa e não possui aplicativo oficial disponível para baixar na AppStore ou PlayStore.

Qualquer pessoa pode acessar o ChatGPT para teste no site da OpenAI. O modo de uso é simples:

1 - Acesse o site e clique em Sign Up para se inscrever:

2 - Insira seu e-mail e, depois, crie uma senha:

3 - Após verificar seu e-mail, alguns dados pessoais serão pedidos:

Insira seu primeiro e último nomes e número de telefone para receber um código.

4 - Next, next, done:

A plataforma deixa claro que o objetivo da disponibilização para uso do ChatGPTé receber o feedback para aprimorar seu sistema e torná-lo mais seguro. Clique duas vezes em next e em done ao final.

5 - Inicie o diálogo

Você também pode interagir com a AI com imagens. As respostas são rápidas e impressionam pela originalidade e naturalidade!

Aplicativos de ChatGPT

São muitos os aplicativos de ChatGPT nas stores, no entanto, eles não foram desenvolvidos pela OpenAI. Esses aplicativos podem ser malwares desenvolvidos por hackers como isca para aplicação de golpes.

Apesar de possuírem milhares de downloads, são incompletos e não oferecem qualquer utilidade, ou cobram o acesso ao ChatGPT sem realmente possuírem a tecnologia, como o ChatGPT - AI Chat With GPT-3.

Pontos negativos

Mas nem tudo são flores, existem, ainda, algumas limitações e pontos negativos, como uma base de conhecimento que acaba em 2021, repetição de frases, respostas incorretas e não reconhecer algumas frases. Por isso que, mesmo que conteúdos para web e conteúdos acadêmicos sejam produzidos, ainda é preciso revisão.

O GPT-3.5 também é capaz de aprender e reproduzir conteúdos de ódio, já que sua base de dados é alimentada por conteúdos públicos, podendo fazer apologia à xenofobia e racismo, por exemplo.



Atualizado em: 02/08/2023 na categoria: Noticias

Autor: Lívia Calado

Você pode gostar...