Menu

Como saber se um texto foi escrito pelo ChatGPT? Descubra Agora!

É possível descobrir se um texto foi escrito pelo ChatGPT através de ferramentas gratuitas e online. GLTR, GPTZero e GPT-2 output detector são 3 dessas ferramentas que você pode utilizar para saber se um texto foi escrito pelo chatbot com inteligência artificial que veio para ficar.



Como saber se um texto foi escrito pelo ChatGPT

A capacidade dos chatbots com inteligência artificial de escrever qualquer tipo de texto impressiona pela autenticidade do conteúdo, de modo que é possível utilizar a ferramenta até mesmo para fazer trabalhos acadêmicos e conteúdo para a internet – como este post, por exemplo.

Muitos questionamentos surgem a partir disso, e um deles é se já é possível descobrir se um texto foi escrito pelo ChatGPT – o que é útil para evitar fraudes textuais. E sim, já existem algumas ferramentas, algumas ainda em fase de teste, que prometem detectar o uso da inteligência artificial por trás da produção, sejam legendas de fotos ou artigos científicos, por exemplo. Confira quais são elas!

1. GLTR - Giant Language model Test Room

O GLTR é uma ferramenta já conhecida e bem consolidada como um detector de mentiras. Ele foi criado em 2019 e consegue apontar quando um texto foi escrito por inteligência artificial por meio da previsão da palavra seguinte em uma frase.

Funciona da seguinte maneira: utilizando o mesmo algoritmo do ChatGPT, o GLTR analisa o texto colado na ferramenta tentando prever a próxima palavra. Se conseguir fazer a previsão de modo sucessivo para várias palavras na mesma frase, ele aponta a probabilidade do texto em questão ter sido escrito por inteligência artificial.

Para acessar GLTR:

Clique aqui

GPT-2 output detector

A ferramenta GPT-2 é outra ferramenta que se propõe a fazer o reconhecimento de texto escrito por inteligência artificial. Clicando no link, você se depara com uma janela e basta colar o texto para que a análise seja feita automaticamente a partir de 50 letras.

No entanto, nós realizamos o teste com um texto feito pelo ChatGPT e a ferramenta não conseguiu identificar que o trecho fornecido foi de origem artificial.

Para acessar GPT-2 output detector:

Clique aqui

GPTZero

 

O GPTZero foi criado por um estudante universitário nos EUA e tem hospedagem feita no Streamlit, uma biblioteca Python de código aberto que acompanha o tráfego da web. A ferramenta detecta a possibilidade do texto ter sido escrito por IA com base em um cálculo chamado de “stumpiness”, cujo objetivo é medir a complexidade da produção, e de outro chamado de “explosiveness”, que faz a comparação entre variações de frases.

Entre todas as ferramentas, o GPTZero oferece uma análise com diferentes pontos detalhados, no entanto, no teste feito com texto criado pelo ChatGPT, ele também não passou no teste.

Para acessar GPTZero:

Clique aqui



Atualizado em: 16/08/2023 na categoria: Noticias

Autor: Lívia Calado

Você pode gostar...