7 aplicativos para usar root no Android



Os celulares com root permitem que usuário tenha acesso às partes dos  aplicativos que não são disponíveis para qualquer pessoa. O dono do aparelho passa a ter permissões de um superusuário e, assim, torna-se possível fazer alterações no sistema operacional do celular, o que é não é permitido antes de utilizar o root. Após instalar o root, o usuário  consegue alterar detalhes do celular, como o consumo de bateria e apagar os aplicativos padrão do aparelho, por exemplo.

Riscos

Embora o uso do root permita ao usuário diversas funções interessantes, é importante destacar que ele também expõe o celular a riscos. Ao instalar um root no aparelho, o usuário pode acabar excluindo, por engano, arquivos importantes do Android, o que acaba inutilizando o celular. Além disso, o aparelho perde a garantia se o root estiver instalado, justamente pelo fato do usuário tornar o celular mais vulnerável.

Se o dono do aparelho julgar que, mesmo com os riscos, instalar o root é vantajoso, deverá baixar o arquivo APK em sites da internet, pois a autorização de superusuário não é realizada de maneira oficial. Há algumas opções na Play Store, porém elas não são o root completo, esses apps mostram apenas se o processo foi realizado corretamente. Conheça abaixo sete opções de root para o seu Android.

KingoRoot

KingoRoot é uma maneira de adquirir o superusuário em seu celular, por isso está disponível apenas em APK. A plataforma é compatível com quase todas as versões do Android e marcas de aparelhos, por isso é considerado o número um em compatibilidade. Depois de baixar e instalar o root, basta um clique para se tornar um superusuário do Android.


vRoot

O vRoot permite ao usuário instalar o root a partir de um computador com sistema operacional Windows ou diretamente no Android. O dowload do arquivo é bem simples, basta buscar pelo aplicativo no navegador, instalá-lo e iniciar o processo de root no celular. Um ponto negativo desse app é que ele está disponível apenas em chinês, o que dificulta bastante o uso.


Aplicativos de Root Secundários

Os aplicativos de root disponibilizados ma Play Store são apenas os secundários. Dessa forma, não é possível obter o superusuário através da loja de aplicativos do seu celular. As opções disponibilizadas na Play Store oferecem serviços para celulares que já possuem o root instalado. Conheça algumas opções abaixo.

Root Checker

O Root Checker oferece um guia para root em smartphones e tablets. Ele conta com uma ferramenta que verifica se o root instalado a partir do APK está realmente funcionando ou não. Isso porque diversos sites que prometem instalar o root no celular, não funcionam e podem ser apenas arquivos maliciosos.

Além disso, o Root Checker informa o usuário sobre os métodos mais fáceis de se obter o superusuário no celular, quais são as vantagens e os riscos de utilizá-lo. Outra vantagem de utilizar o app é que ele possui uma aba apenas respondendo as principais dúvidas dos usuários a respeito do root. O app ocupa 7,6 MB da memória do aparelho.

Root Checker está disponível para:

Android


Root Browser

 

O Root Browser é um gerenciador de arquivos do celular disponível apenas para os dispositivos que já possuem root. Com ele instalado, o usuário poderá explorar todos os arquivos de seu Android e estar no controle total do aparelho. O aplicativo dispõe de dois painéis de controle com diversas opções, como a de deletar, mudar o formato ou mover qualquer arquivo e pasta do sistema, alterar as permissões de arquivos, enviar documentos via e-mail, mostrar listas de thumbnails para imagens, entre outras funções. O app exige apenas 3,3 MB da memória do dispositivo.

Root Browser está disponível para:

Android


Titanium Backup root

O Titanium Backup root, assim como o Root Browser, é um aplicativo para usar depois que o root já estiver instalado no aparelho. Ele contém ferramentas extremamente poderosas para seu Android, como as funções de fazer backup de mensagens e ligações, destruir links de propagandas, remover bloatware e criptografar, além de muitas outras opções. O app ocupa apenas 4,8 MB da memória do aparelho.

Titanium Backup root está disponível para:

Android


Removedor de App de Sistema

Com o Removedor de App de Sistema, o usuário tem acesso a todas as ferramentas dos aplicativos instalados no aparelho. Entretanto, para utilizá-lo, é preciso que o usuário já tenha realizado o root no celular. Esse app é ideal para quem deseja remover alguns aplicativos padrão do celular, como jogos e redes sociais que não são utilizados.

O app filtra todos os aplicativos que podem causar instabilidade no aparelho caso sejam desinstalados, entretanto não há como garantir 100% de segurança nesse processo, assim como em todos os programas de root. Assim, é necessário ter certeza antes de desinstalar qualquer app do sistema.

Removedor de App de Sistema está disponível para:

Android


Root Booster

root

O aplicativo Root Booster  está disponível para usuários que possuem root e para celulares com permissões comuns. Ele permite otimizar a velocidade do aparelho, a duração e o uso da bateria, a estabilidade do seu celular e até mesmo hibernar apps que estão ativos em segundo plano. O app faz com que todos os aplicativos sejam processados e rodem suavemente, sem consumir em grande escala o tempo de vida útil da bateria.

Root Booster está disponível para:

Android

 



Atualizado em: 20/04/2020 na categoria: Aplicativos Otimizadores de Sistema