Pagamento com WhatsApp Pay vai Facilitar Golpes e Fraudes pelo App?



O WhatsApp teve o seu próprio sistema de pagamentos sem tarifas – o WhatsApp Pay, aprovado pelo Banco Central do Brasil na última terça-feira, 30/03. Com essa nova opção, o mensageiro vai funcionar como um iniciador de pagamento sem ter acesso às contas do usuários e às quantias transferidas, servindo de ponte entre as instituições financeiras e as pessoas que utilizam o serviço.

O WhatsApp Pay é seguro?

O WhatsApp garante que o sistema de pagamentos foi criado priorizando os recursos de segurança necessários. Como são as instituições financeiras que vão realizar essas transações entre usuários, esse fator garante a segurança dos usuários contra golpes e fraudes que já acontecem constantemente no WhatsApp, principalmente a clonagem da conta.

Os pagamentos serão registrados?

Todo pagamento pelo WhatsApp será registrado e identificado no extrato bancário como “FBPAY WA”, segundo a empresa. Também haverá limites quanto aos valores que poderão ser transferidos por transação, por dia e por mês.

Quais bancos aceitarão o serviço?

Inicialmente, apenas os cartões com bandeiras da MasterCard ou Visa emitidos pelo Banco do Brasil, Nubank e Sicred serão compatíveis com o WhatsApp Pay nas opções de crédito ou débito, com todos os pagamentos processados pela Cielo.

E se houver algum golpe?

Caso um usuário sofra alguma fraude durante uma transação, a instituição financeira será a responsável por dar assistência quanto a qualquer problema ocorrido.

Quanto a golpes dentro do WhatsApp, a mesma garante que também responderá a solicitações legais válidas para aplicação da lei em situações em que há investigação para esses crimes.

Quando WhatsApp Pay começará a funcionar?

Na busca pela aprovação do Banco Central para funcionamento no Brasil desde o início de 2020, o processo foi facilitado quando, em outubro do ano passado, foi criada a figura da empresa “iniciadora de pagamento” na legislação. Finalmente nesta última terça-feira, 30/03, o Banco Central autorizou o serviço.

A data de lançamento do WhatsApp Pay ainda não foi definida, já que acabou de ser liberada, mas Will Cathcart, o diretor do WhatsApp no Facebook, já prometeu lançá-lo em breve.

A atenção deverá ser redobrada

Com a utilização do WhatsApp Pay, a atenção dos usuários deverá redobrar quanto a esses golpes. Siga as dicas importantes: ativar a autenticação de dois fatores nas configurações do WhatsApp, nunca fornecer nenhum código de verificação ou senhas recebidas a qualquer contato ou empresa, além de se certificar sempre de estar falando realmente com a pessoa certa em vez de golpistas.



Atualizado em: 01/04/2021 na categoria: Noticias