» » Waze – Aplicativo de GPS, Mapas e Trânsito

Waze – Aplicativo de GPS, Mapas e Trânsito

O Waze é um aplicativo de GPS online que, além de mostrar a rota até o local definido, dá informações sobre como está o trânsito em tempo real, se há engarrafamentos, obras, perigos, acidentes e polícia na pista. Waze GPS, Mapas e Trânsito é um app colaborativo, onde os próprios usuários podem fornecer as informações de trânsito no trajeto que estão percorrendo, como se fosse uma rede social.

Ao escolher um trajeto no Waze, o usuário do aplicativo visualiza dados como a distância a ser percorrida e o tempo de chegada. O Waze disponibiliza a localização de comércios, pontos turísticos e postos de gasolina, incluindo até mesmo os preços dos combustíveis. O aplicativo funciona em Android, iPhone (iOS), Windows Phone e Blackberry.

Como configurar o Waze

Ao abrir o aplicativo aparecerá a seguinte tela:

Como algumas configurações já foram feitas, na imagem acima alguns ícones não aparecem, como o de outros usuários nas pistas, alertas de trânsito e velocidade média das vias congestionadas.

Ao abrir a lupa (ícone no canto esquerdo inferior), você vai para o menu:

É aí que você coloca o endereço de onde quer chegar ao lado da lupa e recebe a rota traçado pelo GPS. Para configurar o app, você deve clicar nas configurações, no canto superior direito, que te redirecionará para a seguinte tela:

Deixe a visão sempre em 3D e o som em Apenas alertas ou Som ligado se quiser ouvir as orientações pelo caminho (Vire à direita, vire à esquerda). É recomendado deixar a opção de Evitar pedágios desabilitada para motoristas de aplicativos, pois ao final da corrida o valor pago pelo próprio motorista virá agregado no valor da corrida.

Role para baixo e clique em Config. avançadas, depois em Conf. de exibição. Para deixar a tela inicial do aplicativo (mostrada mais acima) o mais limpa possível, você pode desabilitar a função Wazers (que mostra os usuários do app em seus percursos) em Mostrar no mapa. Nesse mesmo local você pode conferir quais são as outras funções a serem habilitadas ou desabilitadas:

Também é recomendado desabilitar a opção de Fixar o Norte, para que a visualização do carro no mapa esteja sempre centralizada e não na lateral:

Ainda nas Configurações, clicando em Navegação é importante ir na opção Rodízio Veicular e colocar os dois últimos dígitos da placa do carro, assim o app irá informar as áreas de rodízio para que o usuário não trafegue pelo local e tome qualquer multa:

Voltando às Configurações de exibição, vá em Velocímetro e habilite as funções de Mostrar velocímetro, Sempre mostrar limite de velocidade e Tocar som de alerta quando o limite de velocidade for atingido:

Como usar o Waze

Depois de ajustar as opções de configurações mais essenciais para que o Waze funcione da forma mais limpa e funcional possível, o app está pronto para uso! A seta azul do Waze indica a localização do usuário. Note que na imagem a seguir algumas opções das configurações não estão desabilitadas, como Wazers, o que deixa o visual mais carregado:

São esses usuários do Waze que podem informar outros usuários sobre acontecimentos no trânsito em seu trajeto. No app, quanto mais escura for a localização da rua (pistas vermelhas), isso indica que mais intenso está o trânsito. Note que as placas numéricas vermelhas indicam a velocidade média do tráfego nesses trajetos.

Clicando nos ícones de alerta no mapa o usuário visualiza as informações disponibilizadas por outros Wazers e pode curtir e comentar a informação fornecida:

Os ícones de carrinhos indicam as vias em que o trânsito está parado:

Para fazer alertas, o usuário deve clicar no ícone no canto inferior à direita:

Nossa opinião

O Waze é um aplicativo de GPS completo e muito indicado para quem trabalha como motorista de aplicativos, como Uber e 99Pop. As informações e alertas trocados pelos usuários são de grande valia para otimizar a escolha do trajeto a ser percorrido ao destino final.

Ele tem uma interface simples e seu uso é intuitivo, bastante simples e com muitas funcionalidades, que podem ser habilitadas ou desabilitadas em suas configurações.

Um ponto negativo do app é o fato do mesmo só funcionar online. Sendo assim, se a conexão do usuário não for boa ou se o mesmo estiver offline, certamente ficará na mão. Outra questão é a falta de rotas específicas para caminhões, o que pode ser um transtorno para os motoristas desses veículos ao serem direcionados para ruas onde não conseguem trafegar.

Assim como todo app de trânsito que funciona online, pode haver delay em rotas, o que atrapalha os motoristas.

Baixar Waze

O download do Waze pode ser feito para Android e iOS através dos seguintes links:

Android IOS

Fontes:

  • https://www.youtube.com/watch?v=krR00tu6-SA
  • https://www.youtube.com/watch?v=DnDglG5fnN0

Atualizado em: 28/08/2018 na categoria: Aplicativos de Transporte

Receba os novos e melhores aplicativos grátis?