Setembro Amarelo: 15 Aplicativos que Podem Ajudar

Setembro é o mês oficial da prevenção do suicídio. Pensando nisso, nós separamos 15 aplicativos que podem ajudar pessoas com depressão e ansiedade. Entre terapias guiadas, conversas anônimas online e diários de emoção, você poderá encontrar ferramentas que irão te ajudar ou ajudar alguém próximo a lidar com suas emoções, a relaxar e desabafar.

A depressão é uma doença que pode ser grave ao ponto de levar o ser humano a desistir da própria vida, mas isso pode ser evitado com o tratamento profissional correto. Além da psicoterapia e do tratamento com o médico psiquiatra, mais ferramentas podem ajudar, sim, o paciente a lidar com os sintomas dessas condições sempre que for preciso.

É muito comum desmerecermos a dor do outro, assim como também é muito comum desmerecermos a nossa própria dor, afinal, todos sofrem. Porém, algumas dores se tornam mais difíceis de suportar do que outras, o que torna absolutamente necessário prestarmos atenção em nós mesmos e naqueles que nos rodeiam.

Se você está passando por momentos difíceis ou quer se informar para ajudar outras pessoas, leia atentamente nosso post! As plataformas podem ajudar a melhorar o estado emocional de cada um.


Conversas Anônimas Online

Desabafar é outra maneira de aliviar seu coração. Vários aplicativos contam com voluntários dispostos a ajudar. Converse de forma totalmente anônima e ganhe conselhos de outras pessoas que querem te ver bem!

Ombro Amigo: Conselhos e Desabafos Anônimo

Se você sente que precisa desabafar, o Ombro Amigo é um aplicativo que vai te oferecer muitas formas de encontrar conforto. De forma totalmente anônima você pode escrever seu desabafo, consultar conselhos e até ajudar outras pessoas que precisam de um ombro amigo.

Ombro Amigo: Conselhos e Desabafos Anônimo está disponível para:

Android


Tá Tudo Bem?

Para prevenir suicídios, o aplicativo Tá Tudo Bem? foi desenvolvido pensando em quais ferramentas são necessárias para evitar fatalidades. Com exercícios de respiração, chamadas de emergência e diários, o aplicativo ajuda de forma completa quem precisa.

Tá Tudo Bem? está disponível para:

Android


Amigo Virtual: Novas Amizades e Desabafo Anônimo

Faça novas amizades de forma anônima e encontre outras pessoas que podem te ajudar sem te julgar no app Amigo Virtual. Basta se cadastrar para encontrar pessoas dispostas a conversar de coração aberto.

Amigo Virtual: Novas Amizades e Desabafo Anônimo está disponível para:

Android


Meditação e Terapia Guiada

Exercitar a mente é fundamental para controlar seus sintomas de ansiedade, depressão e crises de pânico. Confira alguns apps que podem te ajudar nessa tarefa!

Querida Ansiedade

Para quem precisa de ajuda, o app Querida Ansiedade é completo! No aplicativo você aprenderá a manter sua ansiedade controlada com exercícios práticos, escrita terapêutica e perguntas e respostas.

Querida Ansiedade está disponível para:

Android IOS


Be Okay

Para aqueles que sofrem com ataques de pânico, o aplicativo Be Okay é uma ferramenta poderosa que irá ajudar com controle total de sua crise. Recupere seu fôlego com sons e exercícios desenvolvidos pensando no seu bem-estar.

Be Okay está disponível para:

Android IOS


Zen

Se liberte da ansiedade com as meditações guiadas do aplicativo Zen. O Zen oferece uma variedade de meditações com objetivos específicos que irão melhorar sua saúde mental e física. O app é gratuito, mas boa parte do conteúdo é pago.

Zen está disponível para:

Android IOS


Lojong Meditação e Mindfulness

Meditar pode parecer uma tarefa difícil até você conhecer o aplicativo Lojong. Com ele você aprenderá a desenvolver atenção plena e praticar dia após dia o conceito da meditação. O app gera muitos resultados, confira!

Lojong Meditação e Mindfulness está disponível para:

Android IOS


Atmosphere: Terapia Binaural

A terapia binaural é importante para acessar suas ondas cerebrais. O app precisa ser utilizado com fones de ouvido para ter resultados. Explore diversos conteúdos diferentes que irão explanar seu cérebro de uma maneira que nenhuma outra terapia consegue!

Atmosphere: Terapia Binaural está disponível para:

Android IOS


Cíngulo: Terapia Guiada

Descubra mais sobre você mesmo e melhore sua autoestima com o aplicativo Cínguo. O app oferece ferramentas de teste e terapia guiada que irão orientar o usuário a um conhecimento profundo sobre si mesmo.

Cíngulo: Terapia Guiada está disponível para:

Android IOS


Spiritual Me: Meditação

Melhore seu humor e autoestima com o aplicativo Spiritual Me. O app oferece diversos estilos de meditação projetada que promovem relaxamento do corpo e mente. Aprenda a meditar e reduzir seus níveis de stress com o Spiritual Me!

Spiritual Me: Meditação está disponível para:

Android IOS


Diário de Emoções

Manter um registro organizado de suas emoções é uma maneira terapêutica de conhecer a si mesmo. Veja alguns aplicativos que servem como diários e irão auxiliar no momento de refletir sobre seu sistema emocional.

Cogni

Uma ferramenta importante da Terapia Cognitiva-Comportamental é registrar suas emoções. O app Cogni tem como objetivo ser uma ferramenta terapêutica. De forma prática você registra suas emoções, acompanha seu histórico e pode gerar relatórios do seu desenvolvimento psicológico.

Cogni está disponível para:

Android IOS


Diário – Controle de Humor

O aplicativo Diário é um dos mais baixados no setembro amarelo. De forma dinâmica e divertida, o Diário ajudará a manter o seu humor em dia. Com ícones próprios e lembretes diário, você poderá configurar o app para se encaixar na sua rotina.

Diário – Controle de Humor está disponível para:

Android IOS


Controle e Monitor: Ansiedade, Humor e Autoestima

Controlar seus sentimentos é o motivo pelo qual o app Controle e Monitor foi desenvolvido. Com diversas opções de registros sobre seu humor, você também encontra ferramentas de exercícios para controle de ansiedade e crises de pânico.

Controle e Monitor: Ansiedade, Humor e Autoestima está disponível para:

Android


Identifique Seu Estado Emocional

Se você tiver dúvidas sobre seus sentimentos, alguns aplicativos oferecem testes gratuitos e anônimos, desenvolvidos por especialistas nas áreas. Baixe para identificar seu estado emocional.

Hepi

Se você estiver confuso com seus sentimentos e não souber identificar se está em depressão, o Hepi vai ajudar. Com perguntas chave desenvolvidas por um psiquiatra, o app te ajudará a identificar de forma anônima seu quadro psicológico.

Hepi está disponível para:

Android


ADDS – TelessaúdeRS

O app ADDS foi desenvolvido pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Profissionais da saúde se dedicaram para desenvolver esse aplicativo que identifica sintomas e auxilia no combate a depressão. Confira.

ADDS – TelessaúdeRS está disponível para:

Android IOS


Ajuda nas Redes Sociais

As redes sociais são apontadas como grandes causas de depressão e suicídio. O julgamento online, o vazamento de informações e a competição constante por status leva diversos jovens e adultos a tirarem suas vidas todos os dias. Infelizmente, essas ações dependem em grande parte da maneira como os usuários utilizam as redes, fazendo com que as empresas estejam de mãos atadas para intervir. Com isso em mente, o Facebook e o Instagram criaram ferramentas de combate ao suicídio. Aprenda a utilizá-las:

Facebook

No Facebook, você poderá reportar uma postagem potencialmente suicida, selecione a opção “Acredito que não deveria estar no Facebook”, depois vá em “Ver mais opções” e “Mostra alguém se ferindo ou planejando se ferir”.

O Facebook irá analisar sua denúncia e imediatamente entrar em contato com a pessoa que postou. O aplicativo irá oferecer ajuda, de forma totalmente anônima. Com dicas e ideias, a plataforma dá opções para falar com alguém ou encontrar dicas e suportes para superar o que está passando.


Instagram

No Instagram você pode procurar por hashtags como #ansiedade, #depressão ou #suicídio. Imediatamente o app oferece a opção de obter apoio. Clicando em “Obter apoio” você terá opções de redirecionamento para falar com amigos de confiança, falar com voluntários ou receber dicas e textos que irão melhorar seu astral.

Na opção de falar com voluntário, você poderá entrar em contato pela linha telefônica de ajuda e prevenção. Diversos voluntários estão preparados psicologicamente para orientar da melhor forma possível!


Para diminuirmos as taxas de suicídio, precisamos nos doar um pouquinho mais com amor, carinho e compreensão. O mundo precisa de mais sentimentos bons com urgência. Faça a sua parte, auxilie aqueles que precisam de ajuda e não hesite em buscar auxílio quando sentir necessidade.

Se você curtiu esse post, continue acompanhando nosso site! Atualizamos diariamente com conteúdos exclusivos.



Atualizado em: 12/11/2019 na categoria: Aplicativos com Utilidades