Como Saber se Meu Whatsapp Está Clonado?

Para descobrir se o seu Whatsapp foi clonado por alguém, você precisa estar atento a todos os sinais estranhos que o próprio aplicativo te dá quando há outra pessoa invadindo a sua conta.

Não há possibilidades do whatsapp ser efetivamente clonado sem que você perceba, porque ele não funciona em dois celulares ao mesmo tempo, mas existem formas de conseguirem acesso às suas mensagens, áudios, vídeos e fotos.

O método mais utilizado para essa clonagem é feito pelo WhatsApp Web, mas você pode descobrir, se prevenir e impedir que isso aconteça, assim como aprender a como recuperar o seu whatsapp clonado, usando os seguintes passos:

Confira suas Mensagens

Antes de tudo, você precisa estar atento a todas as atividades da sua conta.

  1. Analise se tudo que está enviado, foi você quem enviou;
  2. Se tudo que você recebeu e está marcado como lido, foi realmente lido por você ou não.

Para ajudar no segundo passo, é preciso estar atento ao seguinte detalhe:

Caso alguém leia a mensagem por você e depois queira fingir que a mensagem ainda não foi lida, ela irá marcar a mensagem como não lida.

Fique atento as bolinhas verdes que ficam do lado de cada conversa, mostrando a quantidade de mensagens lidas. Se alguma estiver sem nenhum número dentro e não foi você que marcou como não lida, há grandes chances de ter alguma outra pessoa mexendo no seu WhatsApp.

Verifique o Whatsapp Web

O WhatsApp Web permite acessar a conta do WhatsApp pelo computador. Para ativá-lo no mesmo, é necessário escanear o código QR do seu próprio celular. Há sempre uma possibilidade de alguém ter pego o seu celular e escaneado o código sem você perceber e ter acesso as suas conversas.

Você consegue resolver acessando as configurações do aplicativo.

  1. No android clique nos três prontinhos na vertical, e logo em seguida em whatsapp web.
  2. No IOS clique em ajustes e logo em seguida em whatsapp Web,
  3. A tela demonstrada aparecerá, e você clicará em Sair de todas as sessões.

Aplicativos Espiões

3 – É muito importante que você esteja atento à aplicativos espiões. Por meio deles, pessoas realmente podem ter acesso às suas ligações e mensagens do celular, até mesmo do WhatsApp. Entretanto, esteja ciente que para isso, a pessoa tem que ter um contato físico com o seu smartphone para instalar o aplicativo espião.

Para se proteger, esteja atento a movimentações suspeitas e softwares desconhecidos armazenados no seu aparelho, sem que você o tenha baixado. Alguns exemplos famosos de aplicativos espiões que podem ser mau utilizados para a ‘clonagem’ do seu WhatsApp são os Spyzie e o mSpy.

Como Recuperar seu Whatsapp Clonado

Se já tem a certeza que seu whatsapp foi clonado e quer saber como recuperá-lo, siga as instruções a seguir:

1 – Verifique Sessões Ativas no WhatsApp e as Desconecte. Caso suas suspeitas estejam corretas e alguém esteja mexendo no WhatsApp Web, automaticamente isso será revertido.


2 – Para detectar aplicativos espiões, instale um aplicativo chamado Hidden Apps. Ele irá fazer uma varredura no seu aparelho em busca de aplicativos ocultos e os mesmos serão exibidos no relatório.

Há a possibilidade de alguns aplicativos não poderem ser removidos através do Hidden Apps. Neste caso, você precisará formatar o seu celular, só não se esqueça de antes fazer uma cópia de segurança dos arquivos importantes que você possui em seu aparelho.

Depois que o seu celular for formatado, indicamos que reinstale o Hidden Apps para verificar se o aplicativo espião continua no seu aparelho e também para evitar que algum seja instalado no seu smarphone.

Dicas para Evitar que Ele Seja Clonado

Se chegou até aqui, percebendo que suas suspeitas não foram confirmadas e você não teve o seu WhatsApp clonado, chegou a hora de prestar atenção nas nossas dicas para evitar que ele seja clonado. Veja a seguir:

1 – Nossa primeira dica é sempre desconectar do WhatsApp Web após ter usado, indo em configuração.


2 – A segunda, se trata de uma ferramenta que o próprio WhatsApp no disponibiliza. Que é a opção de ativar o código de verificação em duas etapas, para ter uma segurança maior no aplicativo. Isso vai permitir uma senha extra para ativar seu Whats e trará mais dificuldades a alguém que tente cloná-lo.


3 – Reinstalar o WhatsApp, com isso, o mensageiro vai pedir novamente seu código de verificação e enviar o SMS para verificar o aparelho.


4 – Também vale procurar a equipe do WhatsApp para informar o ocorrido. Alguém se passando por você pode solicitar senhas, contas correntes e dados pessoais.



Atualizado em: 07/02/2020 na categoria: Aplicativos para Whatsapp