Nova função do WhatsApp para Receber e Enviar Dinheiro pelo Próprio App



Nesta segunda-feira o WhatsApp anunciou que o Brasil será o primeiro país a contar com uma função que permitirá receber e enviar dinheiro através do próprio aplicativo.

O WhatsApp anunciou oficialmente neste dia 15 de junho que nas próximas semanas uma função que permitirá enviar e receber dinheiro através do aplicativo será disponibilizada apenas para o Brasil.

Segundo a empresa, a função poderá ser utilizada por usuários comuns sem nenhuma taxa, no entanto, as empresas que utilizam o WhatsApp Business também poderão utilizar essa função para o recebimento por serviços prestados e produtos comercializados, no entanto, deverão arcar com uma tarifa de 3,99%.

Nova função do WhatsApp permitirá receber e enviar dinheiro pelo próprio aplicativo

Como funcionará essa nova função do WhatsApp

Para ter acesso a essa funcionalidade será preciso cadastrar um cartão de débito, ou débito e crédito. As transações estarão disponíveis através de uma função chamada Facebook Pay, que ficará localizada no menu de anexos, que já permite o envio de imagens, localização e contatos.

Para cadastrar a função o primeiro passo será clicar na opção e informar um valor, feito isso, o aplicativo direcionará o usuário para uma página onde uma conta deverá ser criada e os termos de uso deverão ser aceitos.

Neste cadastro constarão informações como nome completo, CPF e os dados do cartão utilizado, cujas bandeiras aceitas Mastercard e Visa, emitidos pelos bancos Sicredi, Nubank e Banco do Brasil.

O cartão cadastrado precisará passar por validação junto ao banco responsável, que enviará um SMS, ou e-mail para o usuário, com um código de segurança. Esse passo de verificação impedirá que cartões falsos, ou roubados sejam usados indevidamente.

Feito isso, o passo seguinte será criar uma senha numérica de 6 dígitos, depois disso a função Facebook Pay estará pronta para o uso dentro do app WhatsApp. Além da senha numérica, também será possível utilizar reconhecimento biométrico em aparelho que possuam essa função.

Nova função do WhatsApp permitirá receber e enviar dinheiro pelo próprio aplicativo

 

As transações só poderão ser feitas dentro do Brasil e em reais, sempre respeitando os limites que serão:

  • 20 transações por dia;
  • Até R$ 1.000,00 por transação;
  • E apenas R$ 5.000,00 por mês em transações.

O que o WhatsApp tem a dizer sobre essa nova função

Durante o anúncio oficial dessa função realizado nesta segunda-feira, a função que permitirá transações bancárias, além de segura, uma vez que todos os dados bancários serão criptografados, contará com novidades em breve.

A primeira delas é relacionada ao seu nome, Facebook Pay, o WhatsApp informou que em breve essa mesma função, de maneira integrada, estará disponível tanto na rede social Facebook como no Instagram, já que todas essas plataformas são do mesmo dono.

Além disso, a princípio, a transação que será intermediada pela Cielo, aceitará apenas as bandeiras Mastercard, Visa e dos bancos Sicredi, Nubank e Banco do Brasil.

No entanto, existem planos de expansão de parceria, visto que o WhatsApp afirmou que o modelo desta nova função é aberto e estará disponível para receber no futuro novos parceiros.

A nova função do WhatsApp que permitirá o recebimento e envio de valores tornará negociações de pequenas e médias empresas muito mais simples, fazendo com a economia gire mais facilmente dentro do país.



Atualizado em: 15/06/2020 na categoria: Noticias