Menu

Qual Empresa me ligou? Conheça o Site que vai te responder

Ligações indesejadas são praticamente uma rotina, fazendo com que sejamos atrapalhando mesmo diante de momentos importantes como aqueles em que estamos trabalhando ou estudando. Sendo assim, provavelmente já te ocorreu a dúvida sobre qual empresa te ligou, não é mesmo?

O que você pode não saber ainda é que existe um site especialmente voltado a responder essa dúvida, Logo abaixo, seguimos falando melhor sobre ele e explicando como funciona, olha só:



Como saber de qual empresa é o número que me ligou?

Desde Janeiro de 2023, a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) disponibilizou para o público o site que chama Qual Empresa me ligou, tendo esse um dos meios encontrados para que possamos identificar a quem pertence os números que nos ligam de forma constante, despertando até mesmo certa irritação.

Para fazer uso dessa função, basta clicar aqui para ser redirecionado ao site. Em seguida, basta incluir o número que te ligou na barra de pesquisa e clicar em consultar. Os resultados não costumam demorar muito e, de modo eficiente, poderá conferir a titularidade desse número.

Caso não esteja encontrando mais o número de telefone, basta ir no seu histórico de ligações e chechar de acordo com o dia e hora em que ela foi recebida.

E a boa notícia é que não vai precisar baixar nada, uma vez que o site funciona em qualquer navegador de pesquisa, podendo ser utilizado tanto em celulares quanto em computadores, inclusive de maneira 100% gratuita.

O que fazer quando não aparece o titular do número?

De acordo com a própria Anatel. essa plataforma está sendo constantemente alimentada, passando por desenvolvimento e ganhando novos números de acordo com a necessidade. Por isso, não é incomum que um número pesquisado não gere resultados diante da sua busca.

Isso se deve principalmente ao fato de que a ideia do site é alertar as pessoas sobre ligações de origem comercial, ou seja, aquelas que são voltadas para venda de produtos e cobranças. Dessa forma, caso o número pesquisado não se enquadre nisso, não poderá obter resultados.

Porque números de outros países me ligam?

Uma outra dúvida bastante recorrente que é associada ao tema é quanto a ligação feita por números internacionais, já que podemos entender que contatos de outros países dificilmente estariam em contato conosco para finalidades comerciais. não é mesmo?

A principal razão para que isso aconteça são os sistemas de fraudes, incluindo principalmente os golpes financeiros e virtuais, que estão ocorrendo de forma cada vez mais frequente. Por isso, se não conhece ninguém que vive em outro país, o mais indicado é evitar antender essas ligações.

O que acontece se você atender uma chamada spam?

Mas, afinal, é perigoso atender chamadas que são spam? Não necessariamente! A verdade é que esse primeiro contato por ligação pode ser somente uma triagem do seu perfil, já que a essa altura poderão saber duas coisas importantes: A primeira que o seu número real, e a segunda que está disposto a atender ligações.

Com isso, é comum que voltem a ligar em um outro momento, e dessa vez solicitem informações como dados pessoais. Em razão disso, é fundamental que esteja atento aos contatos feitos por telefone, sobretudo quando a conversa envolve o pedido de transferência e informações bancárias, por exemplo.

Inclusive, alguns celulares já contam com a funcionalidade de determinação de golpe, alertando sobre os mesmos assim que a ligação é feita e evitando que seja atendida.



Atualizado em: na categoria: Aplicativos de Chamadas

Autor: Clara Ferrão

Você pode gostar...