Fogo cruzado, app de Segurança + 5 Alternativas

Em meio a diversas problemáticas envolvendo a segurança pública, a tecnologia resolveu pensar em formas de apoiar a população nesse sentido. Com isso, surgiram aplicativos como o Fogo cruzado e também outras 5 possíveis alternativas para ele que reunimos nesse post, confira:



Fogo cruzado

Fogo cruzado é um aplicativo pertencente a categoria social que funciona por meio da colaboração dos seus usuários, já que os mesmos passam a criar informes sobre a realização de tiroteios em determinadas localidades, assim como violência armada de modo geral.

Isso cria alarmes para que outras pessoas não passem pelo local e haja uma menor possibilidade de que ocorra incidentes, como ferimentos por bala perdida ou algo ainda mais sério. O app é gratuito e oferece um mapa intuitivo e atualizado para todos que o baixarem, logo após o preenchimento de um formulário básico.



Fogo cruzado está disponível para:

Android e IOS

OTT



Uma outra plataforma com funcionalidade bem semelhante é a OTT – Onde tem tiroteio. Voltada para o cuidado com a segurança pública, o aplicativo tem a ideia de gerar informes sobre arrastões, tiroteios e outros eventuais casos criminais.

Inicialmente, ele foi pensado para a cidade do Rio de Janeiro, mas há possibilidade de expansão para outras cidades brasileiras, já tendo chegado a São Paulo, informando aos cidadãos em tempo real para que resguardem suas próprias vidas acima de tudo.

OTT está disponível para:



Android e IOS

Voz das Comunidades

O Voz das comunidades também é pensado inicialmente para a população carioca, e se mostra ainda mais completo que as opções anteriores pois, além de evidenciar a ocorrência de eventos que podem colocar em risco a vida das pessoas, ainda traz informes diários sobre tudo o que acontece nas comunidades.

Esse é um verdadeiro jornal digital, feito por membros das comunidades para outros deles, sendo ainda possível compartilhar rapidamente as informações vistas por meio de outras redes, como o Whatsapp. É interessante até mesmo para quem visita a cidade!

Voz das Comunidades está disponível para:

Android e IOS

Civi

Ter o Civi instalado em seu celular é como ter uma fonte inesgotável de notícias em tempo real, já que sua principal funcionalidade é a de gerar e enviar alertas sobre ocorrências próximas a sua localização atual, te mantendo atento sobre zonas que podem denotar perigo.

Atualmente ele está disponível para a cidade de São Paulo, mas há possibilidade de que passe a abranger outras localidades, oferecendo mapas e alertas que partem da colaboração da própria sociedade em sua maioria. Inclusive, além da questão de segurança, é uma boa maneira até de evitar engarrafamentos.

Civi está disponível para:

Android e IOS

Waze

Apesar do Waze não ser voltado especificamente para alarmes de segurança pública, é possível perceber com ele possíveis zonas de risco, voltadas principalmente para motoristas por aplicativo mas sendo de boa utilidade para toda a população.

O aplicativo não conta com atualização em tempo real, mas é possível verificar uma quantidade periodicamente atualizada de assaltos, homicídos e até casos de tráfico de drogas, sendo capaz de percebermos a periculosidade do espaço para o qual se vai.

Waze está disponível para:

Android e IOS

Mapa de ruas ao vivo

Com atualização em tempo real de diversas ruas do mundo, esse aplicativo pode evitar que você passe por determinados locais em momentos indesejados, como quando um assalto ou um tiroteio estiver acontecendo, sendo possível evitar rotas pelas informações disponibilizadas.

Mesmo que não esteja em casa, também é possível ver o movimento da rua, principalmente se houverem crianças na mesma, demandando assim uma atenção a mais que pode ser proporcionada pela plataforma gratuita.

Mapa de ruas ao vivo está disponível para:

Android



Atualizado em: 18/03/2022 na categoria: Aplicativos com Utilidades