Como Fazer GIFs para Story do Instagram

Os GIFs do Instagram deixam qualquer story mais divertido. E é possível criar GIFs personalizados para usar na rede social, mas antes de tudo é preciso ter um perfil de marca ou artista cadastrado no site GIPHY, que é o parceiro do Instagram responsável por disponibilizar os GIFs na rede social.

Você pode começar criando uma conta simples e, depois, reivindicar uma conta de marca ou artista oficial que será submetida à avaliação do GIPHY, que faz a separação de artistas e marcas que estarão aptos a usar seus próprios GIFs.

Todo esse esquema é necessário para que não haja qualquer violação das regras e políticas do Instagram, como já aconteceu anteriormente.

Criando uma conta no GIPHY

Essa parte é obrigatória se você quer usar GIFs personalizados no Instagram. Siga o passo a passo:

1 – Acesse o https://giphy.com/join, registre seu e-mail, nome de usuário e uma senha de acesso.

 

2 – Abra as configurações clicando em Settings:

 

Canal Público

3 – Em Channel Settings, deixe o seu canal Público e preencha os campos que seguem com o que se pede: escreva sobre a sua marca, coloque o link do seu website e os links das suas redes sociais:

 

4 – No final, é só clicar em Save para salvar todas as informações:

Pronto, seu perfil está criado, mas para que você possa mudar a sua conta pessoal para uma conta de marca ou de artista é preciso fazer upload de pelo menos 5 GIFs e/ou stickers originais no seu canal, lembrando que, quanto mais, melhor, e que eles precisam ser de qualidade.

Como criar GIFs personalizados?

Como os GIFs do Instagram possuem, em sua maioria, fundo transparente, eles são considerados, na verdade, stickers (adesivos). É importante estar com isso em mente no momento em que for criar o seu GIF no programa ou aplicativo escolhido, pois ele terá que ser exportado com fundo transparente para aparecer na busca do Instagram.

Existem inúmeros aplicativos para fazer seus GIFs personalizados, como o app Criador de GIF, no Android.

Combine múltiplas imagens

Nele você pode combinar múltiplas imagens para criar um GIF ou editar um GIF já existente e outras funções. Mas não se esqueça que as imagens ou texto que você combinar devem ter fundo transparente. E quando terminar de criar todos os GIFs que quiser, é só enviá-los para o GIPHY clicando neste link: https://giphy.com/upload.

Você também pode usar programas no computador, como o PhotoScape ou PhotoShop, para criar seus GIFs.

Mudando o status da conta no GIPHY

E agora que você já criou seus GIFs personalizados e enviou para a conta do GIPHY, é hora de reivindicar uma conta de marca ou artista oficial para que ela seja analisada e você possa utilizá-lo no Instagram.

Para isso, você deve abrir o formulário de aplicação, preencher todos os dados e aguardar o retorno, que pode ser um pouco lento, infelizmente. Boa sorte com o processo!



Atualizado em: 10/06/2021 na categoria: Aplicativos para Instagram