Encurtador de URL e Links: 5 Melhores Opções

Um encurtador de URL e links é um serviço que, como o próprio nome já diz, diminui o tamanho de um endereço eletrônico na internet. Prática e fácil de usar, essa ferramenta pode ser útil em muitas situações.

No Twitter, por exemplo, encurtar um link ajuda a economizar caracteres, já que não há muito espaço para escrever nesta rede social. Outra vantagem dos encurtadores é que eles tornam os links muito mais atrativos.

Pensando em todos esses aspectos, separamos os cinco melhores sites para encurtar link na Internet. Todas as opções são gratuitas, e algumas delas possuem opções de planos premium.

1. Bit.ly

O encurtador de URL Bit.ly é um dos mais conhecidos e usados no mundo, graças aos recursos que ele oferece. Não é preciso se cadastrar para usar o serviço: basta colar o link que deseja encurtar e clicar em “Shorten”.

Vale ressaltar, no entanto, que criar uma conta no site traz uma série de vantagens. É possível personalizar URLs encurtadas, rastrear os cliques e obter dados das pessoas que clicam nos links.

A seguir, confira um passo a passo rápido de como usar o Bit.ly.

1 – Selecione a Url desejada

No navegador do seu celular, abra o site cuja URL você quer encurtar. Para isso, toque na barra de endereços e selecione o símbolo indicado em vermelho;

2 – Acesse o Site e Encurte o Link

Após copiar o link, acesse bit.ly e pressione o dedo sobre o campo indicado para colar a URL. Feito isso, toque em “Shorten”;

3 – Copie o Link

Pronto! Seu link já foi encurtado. Agora, basta tocar sobre o botão “Copy” para copiar a URL reduzida.


2. Rebrandly

O Rebrandly vai muito além de um encurtador de URL comum. O foco dessa ferramenta é personalizar os links para que eles possam atrair mais cliques, o que é especialmente interessante para quem trabalha com marketing digital.

Além disso, o Rebrandly oferece relatórios de desempenho e a possibilidade de criar códigos QR. No plano gratuito, o usuário tem direito à criação de até mil links personalizados. 


3. TinyURL

O TinyURL é um redutor de links básico e eficiente. Ao contrário do Bit.ly e do Rebrandly, esse site não apresenta funcionalidades avançadas ou mesmo a possibilidade de criar uma conta, apenas uma página de encurtamento simples. Ainda assim, o Tiny URL permite personalizar as URLs de maneira fácil e rápida.

Se a sua intenção é somente diminuir o tamanho dos links, essa é a plataforma perfeita. Por outro lado, se você está em busca de uma ferramenta com mais recursos, o melhor é ficar com outras alternativas.


4. Is.Gd

Em termos de funcionamento, o Is.Gd é bem parecido como o Bit.ly. O site também permite encurtar URLs de maneira prática, sem precisar criar uma conta. Ao contrário do concorrente, porém, o Is.Gd não exige cadastro para customizar o endereço e rastrear cliques.

Um ponto negativo desse serviço é que ele não possui uma interface gráfica tão agradável quanto os concorrentes. Se esse aspecto é importante para você, dê preferência ao Bit.ly ou a outras opções da lista. 


5. Encurtador

Direto ao ponto. Essa é a melhor forma de definir o site Encurtador. Completamente em português, ao contrário das demais opções desta lista, ele permite comprimir links com alguns poucos cliques.

Não é preciso criar uma conta. Ao mesmo tempo, o serviço não dispõe de recursos adicionais



Atualizado em: 17/01/2020 na categoria: Aplicativos com Utilidades