E-Título – Aplicativo para Ter Título de Eleitor Digital

O e-Título é o aplicativo por onde o usuário consegue obter a via digital de seu título de eleitor e, inclusive, votar com ele no dia das eleições. Com o e-Título instalado no smartphone Android ou iOS o eleitor pode consultar o número do seu título, de sua zona e sessão de votação. Além disso, também é possível ter acesso à certidão de quitação eleitoral e à de crimes eleitorais.

Só é possível votar com a via digital do título de eleitor caso o usuário tenha feito o recadastramento biométrico, pois assim sua foto aparecerá no aplicativo juntamente com as informações sobre seu título eleitoral. Caso contrário, o eleitor terá que levar um documento com foto no dia da eleição.

Como usar o e-Título

É simples usar o aplicativo. Depois de instalar, você deve inserir suas informações – nome, data de nascimento, número do título, nome da mãe e nome do pai:

Depois todas as informações sobre o seu título de eleitor e seu local de votação serão mostrados:

No menu, que fica no ícone superior à esquerda, o eleitor terá as seguintes opções:

Na barra inferior é possível ver onde votar (dando permissão de acesso ao app à localização do aparelho), obter a certidão de quitação eleitoral e a certidão criminal, tudo gratuitamente. Ainda é possível compartilhar os documentos online:

Viu como o e-Título é bastante simples, com opções precisas e de fácil navegação? Não há como errar ao utilizá-lo! No exemplo utilizado acima, o eleitor em questão não poderá votar apenas mostrando o título de eleitor digital, já que não fez o recadastramento biométrico e, consequentemente, não tem a foto no documento.

Nossa opinião

O aplicativo e-Título facilita a vida do eleitor para saber a localização exata da zona e sessão onde vota, onde justificar, para fornecer informações sobre a sua situação perante a Justiça Eleitoral e também para fornecer documentos importantes de forma muito prática.

No entanto, quem ainda não fez o recadastramento biométrico não pode substituir completamente a apresentação do documento com foto necessário para votar pela via digital do título, já que não possuirá a foto no celular, como pôde ser visto no exemplo.

Baixar e-Título

O aplicativo e-Título está disponível para:

Android IOS



Atualizado em: 12/11/2019 na categoria: Aplicativos com Utilidades