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Criar Assinatura Digital Grátis - O que e, Para que Serve e Passo a Passo para Criar a Sua



O que é assinatura digital

A Assinatura Digital é uma criação da ICP Brasil (Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira) que surgiu em 2001, com o intuito de tornar os documentos digitais validos para o processo jurídico brasileiro. Dessa forma, tem o objetivo de ser um substituto confiável para os documentos físicos. Assim, a Assinatura Digital deve ser feita à próprio punho, utilizando da tecnologia que temos disponível para criptografar ou digitalizar, com isso pode ser utilizada em documentos eletrônicos. Esse processo é importante para garantir a segurança e confiabilidade dos documentos digitais. O surgimento dessa nova forma de assinatura foi necessário devido a grande crescente da tecnologia e da informática no dia a dia das pessoas. Ou seja, houve uma necessidade a ser suprida, pois havia um grande volume de documentos a serem assinados, porém desafios como tempo e distancia dificultavam esse processo.

Para que serve a assinatura digital

A Assinatura Digital serve para que uma pessoa física ou uma empresa possa assinar um documento de forma eletrônica, ou seja, sem precisar ter o documento físico em suas mãos. Esse método de assinatura apresenta diversas vantagens para uma empresa, como:
  • Baixo custo, visto que não é preciso gastar com xerox;
  • Economia de tempo, pois os documentos podem ser enviados para serem assinados em questão de segundos com o auxilio da internet;
  • Segurança, pois com os contratos digitais não existe a preocupação de serem perdidos ou adulterados.
Porém, vale lembrar que não são todos os documentos que podem ser assinados de forma digital. No geral, os documentos mais importantes devem ser assinados de forma física e seguindo um protocolo de segurança. Mas, os documentos que podem ser assinados de forma eletrônica são:
  • Contrato de suspensão do trabalho;
  • Documentos referentes à férias;
  • Termos de trabalho realizados em Home Office;
  • Termos de confidencialidade;
  • Documentos de acordo coletivo;
  • Documentos de compromisso com a ética;
  • Termos de acesso;
  • Rescisões de contratos;
  • Contratos de folha de pontos;
  • termos de extensão;
  • Formulário;
  • Comunicados;
  • Declarações
  • Documentos de aposentadoria.

Como criar assinatura digital em sites? Passo a passo

Para você realizar a assinatura de algum documento de forma simples e gratuita é possível fazer esse processo com auxilio de algumas plataformas online. Veja abaixo duas opções:

Assinatura Grátis 

Esse site promete ser a melhor e mais rápida opção para você realizar a assinatura online dos seus documentos, ou enviar um documento para diversas pessoas assinarem, para acessa-lo basta clicar em https://assinaturagratis.com/ Após acessar o site, basta clicar em Selecionar um arquivo. Em seguida você vai precisar escolher o arquivo que deseja assinar. Para continuar, clique em Não sou um robô. Para que você possa assinar o seu documento, é necessário envia-lo por e-mail, para isso preencha as informações pedidas pelo site. Após colocar suas informações, você pode acrescentar outras pessoas que precisam assinar o documento, para isso basta clicar em Adicionar participante e digitar seu nome completo e e-mail. Quanto estiver tudo ok, você deve clicar em Enviar, para o documento ser mandado para os e-mails participantes. Para assinar o documento, abra sua caixa de e-mails e entre no e-mail da plataforma, após isso clique em Assinar Documento  Com o documento aberto, clique novamente em Assinar documento. Após isso, seu documento vai estar assinado e direcionado para quem solicitou a assinatura. Vale lembrar que essa plataforma é mais simples e sua assinatura é automática, se você quer uma plataforma mais completa e com assinatura de punho próprio, veja esse outro site que separamos para você.

DocuSign

Um site completo e gratuito, perfeito para quem precisa de uma assinatura de punho próprio, para acessar o site basta entrar em go.docusign.com  Após acessar o site você vai precisar realizar o cadastro, para isso basta preencher o formulário que aparece na pagina inicial. Com o cadastro feito, você pode abrir a pagina para colocar seu documento Após a área inicial aberta, basta clicar em Iniciar agora  Para continuar, você vai precisar carregar seu documento, para isso clique em Carregar  Para carregar seu documento, basta seleciona-lo e clicar em Abrir Após isso, clique no documento e depois clique em Seguinte  Para que seja possível ter suas informações como assinante, digite as informações pedidas pelo site, nome completo e e-mail. Após isso, clique em Seguinte.  Com a pagina de edição aberta, você pode realizar todas as modificações necessárias, inclusive já pode adicionar a sua assinatura ou campos para assinatura de participantes. Após tudo finalizado, basta clicar em Seguinte.  Para assinar seu documento, basta clicar em Assinar agora. Mas você também pode enviar o arquivo por e-mail, para outras pessoas assinarem.

Como criar assinatura digital no Word

Assinar um documento utilizando o Word pode ser mais fácil do que parece. Descubra como fazer isso agora! Primero você deve abrir o documento que gostaria de assinar Com o documento aberto clique em Inserir Em seguida clique em Adicionar campo  Para colocar a caixa da assinatura clique em Linha da Assinatura de Microsoft Office...  Para criar o lugar da assinatura, digite todas as informações do assinante no campo de Configuração da Assinatura Após preencher as informações, o campo da assinatura vai ser criada no seu documento. Você pode arrasta-la para qualquer canto do arquivo Para assinar esse campo, basta clicar com o botão direito e selecionar a opção Assinar   

Como criar assinatura digital no PDF (Adobe Reader)

Primeiro você vai precisar escolher o documento que deseja assinar Após abrir seu PDF, clique em Assinar  Em seguida escolha a opção Preencher e Assinar  Com a nova pagina aberta, clique em Assinar  Para que você consiga assinar é preciso escolher entre Adicionar a Assinatura, que vai ser seu nome completo, ou Adicionar as Iniciais, que pode ser a sua rubrica Nessa parte você pode escolher entre um modelo pronto, uma imagem ou desenhar sua própria assinatura. Após assinar clique em Aplicar  Após isso, sua assinatura vai estar no PDF e você pode move-la para qualquer parte do seu documento

Como criar assinatura digital no Outlook

O Outlook possui uma ferramenta incrível que permite você assinar seus documentos e e-mails recebidos de forma automática e rápida, veja aqui como ativar essa assinatura: Primeiro acesse sua conta no Outlook Em seguida clique no ícone de ferramenta Após isso, selecione a opção Exibir Todas as Configurações do Outlook  Para continuar clique em E-mail e logo em seguida clique em Redigir e Responder  Para finalizar, digite a sua Assinatura no campo disponível. Aqui é possível alterar algumas configurações e modificar a letra da sua assinatura Para salvar a sua assinatura clique em Salvar 

Conclusão

Criar uma assinatura digital não é complicado, sendo possível realizar essa ação em diversos locais, como sites ou plataformas. Com isso, é interessante que todos tenham suas assinaturas digitais. As empresas podem se favorecer economizando tempo e trazendo mais dinâmica para o ambiente. Já as pessoas físicas podem utilizar dessa assinatura para facilitar alguns contratos ou acordos formais do trabalho ou pessoais. Dessa forma, concluirmos que, uma hora ou outra, vai ser necessário que você utilize esse método de assinatura, principalmente com a tecnologia e a informática crescendo cada vez mais.

Atualizado em: na categoria: Aplicativos com Ferramentas

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Autor: Webnata
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