Aplicativos para Compactar Vídeo para WhatsApp



Os Aplicativos para compactar vídeos para WhatsApp reduzem o tamanho dos clipes de maneira fácil e rápida. Vale lembrar, porém, que a qualidade dos materiais pode sofrer redução.

Enviar vídeos no WhatsApp é uma tarefa simples. O mensageiro permite enviar arquivos de até 100 MB, tamanho que atende às necessidades da maior parte dos usuários. Vídeos gravados no próprio app de mensagens, por sua vez, não podem exceder 16 MB.

No entanto, é preciso ressaltar que enviar vídeos pesados traz uma série de inconvenientes, como fazer o app travar e gastar mais dados móveis. Pensando nisso, separamos cinco aplicativos grátis para compactar vídeos para WhatsApp.

1. Compressor de Vídeo

O Compressor de Vídeo é o aplicativo ideal para quem quer diminuir o tamanho de vídeos para WhatsApp sem perder a qualidade do arquivo. Disponível gratuitamente para celulares Android, o app permite compactar vídeos MP4 em alta, normal e baixa resolução, de forma rápida e prática.

Nessa ferramenta, o usuário tem total controle sobre a resolução e taxa de reprodução do clipe, ou seja, pode ajustar a compressão como achar melhor. Além disso, é possível cortar o material antes de comprimi-lo, função que facilita a postagem de vídeos curtos para status.

Com uma interface simples e fácil de usar, o app também é capaz de extrair o áudio do vídeo em formato MP3 e compactar fotos em massa. Após comprimir o clipe, é possível compartilhá-lo no WhatsApp e em outras redes sociais.

Compressor de vídeo está disponível para:

Android


2. Compacta Vídeo

Avaliado com 4,2 estrelas na Google Play Store, o aplicativo Compacta Vídeo permite reduzir o tamanho de vídeos salvos no celular. Assim como o app acima, essa ferramenta oferece a possibilidade de customizar a resolução e a taxa de bits, mas com o diferencial de suportar quase todos os formatos de vídeo.

Um dos destaques do Compacta Vídeo é a sua interface organizada, que apresenta os clipes convertidos em uma galeria interna, com pastas, tornando o acesso mais rápido. Além disso, o app permite remover o áudio para aumentar ainda mais a compactação do vídeo. É possível também cortar e rotacionar a mídia.

Assim que terminar de diminuir o tamanho do vídeo, utilize o botão de compartilhamento embutido para enviá-lo para seus amigos no WhatsApp.

Compacta vídeo está disponível para:

Android


3. Video Compressor – Video to MP3 Converter

O aplicativo Video Compressor se destaca por compactar vídeos de alta resolução, incluindo arquivos em Full HD, 2K e 4K. Com isso, além de permitir o envio de vídeos para status do WhatsApp, por exemplo, o app ajuda a liberar espaço de armazenamento no celular.

Com uma interface clara e intuitiva, o Video Compressor oferece uma série de resoluções pré-determinadas e indica o percentual de redução que cada uma delas representa. Diferente do Compressor de Video e do Compacta Video, o app não permite personalizar a compressão.

A ferramenta permite ainda converter vídeos para os formatos MP4 e MP3, bem como cortar os clipes. Para compartilhar a mídia no WhatsApp, é preciso acessar a pasta “Compress”, que o app cria na galeria do celular, e fazer o envio manualmente.

Video Compressor – Video to MP3 Converter está disponível para:

Android


4. VidTrim

O VidTrim é um aplicativo voltado para a organização e edição de vídeos para celulares Android. Com a ferramenta, é possível não apenas compactar videos para WhatsApp, mas também cortar, mesclar, rotacionar e adicionar efeitos em clipes.

A interface do app é simples e conta com botões bastante explicativos. Para diminuir tamanho de vídeos, por exemplo, basta tocar em “Transcodificar”. Existem sete opções de resolução: 144p, 240p, 320p, 480p, 576p, 720p (HD) e 1080p (Full HD).

Infelizmente, a versão gratuita do VidTrim adiciona marca d’águas ao vídeo final. Para removê-la, é preciso adquirir a versão paga, que custa R$ 12,99 na Google Play Store.

VidTrim está disponível para:

Android


5. InShot

O InShot é um editor que permite produzir e compartilhar vídeos para várias redes sociais, incluindo WhatsApp. Queridinho dos usuários, o app traz recursos como filtros e adição de músicas, textos e bordas personalizadas.

Como compactar vídeos não é a função principal do InShot, ele apresenta apenas algumas resoluções pré-determinadas e não permite personalizar a compactação. Para reduzir o tamanho de vídeos, basta selecionar a qualidade desejada na hora de salvar.

O InShot é a alternativa ideal para quem quer produzir vídeos originais para status do WhatsApp e ainda garantir que o arquivo final não será pesado. No entanto, se você está em busca de um compressor com mais recursos, é melhor ficar com as outras opções deste post.

InShot está disponível para:

Android IOS



Atualizado em: 07/01/2020 na categoria: Aplicativos de Vídeos