Como Rastrear Celular Android sem Aplicativos

Durante uma viagem, é uma questão de segurança acompanhar o trajeto de um(a) filho(a), parente ou amigo(a) até ele chegar em seu destino final. E com certeza você também deve ficar mais tranquilo(a) e aliviado(a) quando sabe que alguém está acompanhando todo o seu percurso de longe, principalmente se você vive viajando e deixando todo mundo morrendo de preocupação.

Pois bem, saiba que os smartphones Android podem ser rastreados de forma segura usando apenas a conta do Google, sem precisar instalar qualquer aplicativo. E para isso, você pode, simplesmente, pedir que a outra pessoa compartilhe a sua localização no Google Maps com você ou vice-versa.

Ressaltando que, para que o rastreamento possa ser feito com sucesso durante todo o trajeto da viagem, o Local deverá estar sempre ativado.

Compartilhamento de local no Android

Para compartilhar seu local em tempo real com outras pessoas ou ver a localização de outra pessoa no Google Maps vocês devem se adicionar, primeiro, nos contatos do Google com os endereços de e-mail que são cadastrados em seus celulares.

1 – Entre no Google Maps em seu smartophone Android e vá em seu perfil clicando na sua foto no canto superior direito:

 

2 – Escolha a opção Compartilhar local:

 

Selecione o contato

3 – Selecione o email do contato com quem quer compartilhar a sua localização. Se ele não aparecer na tela inicial, clique em Novo compartilhamento:

 

Defina o tempo de compartilhamento

4 – Você vai poder determinar a quantidade de tempo do compartilhamento da localização: por uma hora ou até que você desative. Procure o email e selecione o contato:

 

5 – Depois de selecionar o contato é só clicar em Compartilhar:

Pronto! Quando essa pessoa entrar no Google Maps, poderá ver a sua localização. Lembre-se que, para rastrear a localização da outra pessoa, é só pedir que ela faça esse mesmo processo para compartilhar a localização dela com você. Muito fácil!

Usando o Encontre Meu Dispositivo

E você também pode usar o mesmo recurso que usaria para encontrar, bloquear ou limpar o seu próprio smartphone Android remotamente, mas, nesse caso, irá usar o recurso Encontre Meu Dispositivo para rastrear o celular de outra pessoa, só que, para isso, você terá que ter acesso à conta do Google que está conectada no celular dela.

Lembrando que, quando uma conta Google é adicionada ao dispositivo, o recurso Encontre Meu Dispositivo já é ativado automaticamente.

Mantenha todos esses recursos ativados

E para que esse plano todo funcione e você realmente consiga acompanhar a localização aproximada da outra pessoa com o celular, o aparelho deverá permanecer ligado, com acesso à internet e conectado à Conta do Google, além de estar visível no Google Play, com a localização e o Encontre meu Dispositivo ativados.

Para que outra pessoa tenha acesso à localização do seu celular e possa te rastrear de longe, você pode dar o seu endereço de e-mail do Google e a senha de acesso do email que está cadastrado em seu celular ou deixar que ela faça login no seu celular com o e-mail Google dela.

Assim ela pode ver a localização do seu celular através de seu próprio email, e vice versa, caso você faça login no celular da pessoa que quer rastrear usando o seu email do Google.

Passo a passo

1 – Acesse android.com/find e faça login na Conta do Google que está conectada no celular da pessoa que você vai rastrear. Lembrando que, ao acessar esse link pela primeira vez no seu computador ou smartphone, ele abrirá automaticamente na localização do celular que tem a sua própria conta Google Cadastrada. Então é só trocar de conta clicando em sua foto no canto direito superior:

Possa ser que você tenha que escolher o smartphone a ser rastreado, caso o e-mail utilizado esteja cadastrado em mais de um celular. E se o smartphone que você vai rastrear tem mais de um perfil com conta do Google, você deve fazer o login com a conta principal.

Confira a localização exata

2 – Depois disso você já vai poder ver, no mapa, a localização exata de onde o smartphone está. Caso não seja possível ver essa localização por algum motivo, você verá pelo menos o último local em que ele esteve que foi possível registrar:

 

3 – É só clicar em cima do ícone do smartphone para ver as coordenadas, endereço e fotos do local. E você tem as opções de enviar os dados para o próprio smartphone e compartilhar essa localização também:

Essas duas dicas são alternativas super práticas para rastrear qualquer celular Android que possua uma conta Google cadastrada no dispositivo, sem a necessidade de instalar qualquer aplicativo de rastreio em em seu celular ou no celular da outra pessoa a ser rastreada.



Atualizado em: 10/06/2021 na categoria: Aplicativos com Utilidades