Limpar Memória do Celular: 10 Passos Simples

Confira 10 passos simples que você pode fazer agora mesmo para limpar a memória do celular. Alguns truques para liberar espaço na memória podem te ajudar a sempre ter alguns gigas disponíveis e a parar o travamento constante do celular. De aplicativos que analisam o uso da sua memória até apagar arquivos manualmente, você pode desfrutar de mais liberdade no seu Android ou iPhone ao deixá-lo livre de arquivos duplicados, que não usa ou que não servem para nada, memória cache e muito mais!


Desinstalar Aplicativos Sem Uso

Sabe aquele app que você baixou e nem sequer chegou a usar? Ou ficou esquecido? Desinstale agora mesmo! Por menores que sejam os apps sem uso, eles também ocupam memória. Pouco a pouco os aplicativos vão se acumulando e enchendo a memória do seu celular. Quando se der conta, estarão ocupando um espaço que é importante para você.

Nossa dica é: mantenha só aqueles apps que você realmente usa! Para desinstalar é fácil. Vá nas configurações do seu celular, clique no menu de apps e abra aquele que deseja desinstalar. Clique em desinstalar e pronto!


Fotos e Vídeos na Nuvem

Fotos e vídeos costumam ocupar muito espaço na memória do seu celular. Para dar uma desafogada na memória, aposte em um aplicativo nuvem onde você poderá fazer upload de todo o seu conteúdo e acessar de qualquer lugar. O Google Fotos é um app fortemente recomendado!

Com toda a tecnologia que só o Google tem, você terá um bom espaço de armazenamento e conseguirá acessar suas fotos com a conta que está cadastrada na plataforma. Abra o Google Fotos, sincronize as pastas que deseja manter online e o próprio app vai dar opção de apagar aquilo que já está upado. Ainda é super fácil organizar pastas e compartilhar com amigos e família!


Limpe a Memória Cache

A memória cache é aquela memória temporária que mantém alguns dados dos apps salvos, por exemplo, quando você entra em um app como Facebook, a página inicial já estará pré-carregada e gastará menos dados de internet para abrir. Isso é útil para economia de dados móveis, mas nada útil para quem quer otimizar o espaço de memória do celular.

Quanto mais você acessa os apps, mais cache eles mantêm no seu celular. Se você prefere melhorar o uso da memória do celular, faça o seguinte:

1 – Vá nas configurações, acesse seus aplicativos:

 

2 – Escolha aquele que deseja limpar a memória e vá em armazenamento. Aí é só limpar o cache:


Limpe o Armazenamento dos Aplicativos

A limpeza de armazenamento é semelhante a limpeza de cache, mas é um pouco mais profunda e libera mais memória do celular. Nessa limpeza, você irá limpar todos os seus dados do aplicativo, como histórico de navegação, senhas e pesquisas. É como se instalasse novamente o app, ele será zerado. Isso é muito válido para aqueles aplicativos de pouco uso, mas que você precisa manter.

1 – Vá nas configurações, acesse seus aplicativos:

 

2 – Escolha aquele que deseja limpar a memória de armazenamento e clique na opção “limpar armazenamento”:


Faça o Backup do WhatsApp

O WhatsApp é, sem dúvidas, o app mais utilizado do momento! Por isso, fique ligado, ele pode estar ocupando muita memória do seu celular! É importante manter o backup em dia para não correr o risco de perder seu histórico e também para liberar memória.

1 – Na página inicial do seu WhatsApp, clique nos três pontinho e depois selecione “Configurações”:

 

2 – Vá em conversas e depois em Backup de conversas:

 

3 – Aí é só fazer o backup! Dê preferência para fazer backup quando estiver conectado em uma rede WiFi, se estiver conectado nos dados móveis, o backup irá gastar uma boa quantia de sua franquia:


Instale um Otimizador de Sistema

Famosos e queridinhos, alguns apps gerenciam a memória do seu celular com facilidade! Esses apps fazem uma varredura geral no celular, identificando arquivos desnecessários, duplicados e sem uso. Alguns até identificam apps que potencialmente prejudicam a memória e apps sem uso.

Indicamos o CCleaner. Ele está disponível para Android e iOS. Esse app é um dos mais baixados. Ele identifica o uso de memória de armazenamento e RAM. Também oferece análise rápida e eficaz dos seus arquivos. Baixe e confira!


Apague Arquivos de Download

Muitas vezes fazemos diversos downloads para visualizar arquivos, especialmente de texto, e acabamos esquecendo que eles também ocupam memória. É importante manter sua pasta de downloads sempre limpa! No Android, o app nativo “Arquivos” organiza todos os seus arquivos em um local só! Vá até o app “Arquivos” e entre na pasta de downloads. Selecione os arquivos que deseja apagar e clique em “excluir”. Pronto! Celular limpo e livre de arquivos sem uso.


Use a Ferramenta do Android de Limpeza

A partir do Android 8, uma função muito importante foi colocada em uso. A ferramenta de limpeza. O próprio sistema identifica arquivos desnecessários que apenas ocupam memória de forma ociosa. A funcionalidade vai muito além, você pode, também, identificar arquivos duplicados e apagá-los direto no sistema.

1 – Entre em configurações e vá até “Armazenamento”. Veja que no próprio sistema você já conseguirá identificar os tipos de arquivos que mais ocupam espaço em sua memória:

 

2 – Clique em “liberar espaço”. Algumas versões mostram no sistema a quantidade de arquivos desnecessários. Outras redirecionam para o aplicativo Google Files. Nas duas opções, é só clicar em “Confirmar e liberar” e depois em “limpar” para limpar seu celular sem medo:


Apague suas músicas

Baixar músicas e salvar na memória do celular ficou no passado! Hoje vários aplicativos como Spotify e Deezer disponibilizam músicas online. Esses apps tomaram conta do mercado e cumprem bem a função de player de música. Você pode criar suas playlists, baixar suas músicas favoritas para escutar offline no próprio app ocupando pouca memória do celular e muito mais!

Os apps contam com uma infinidade de músicas e artistas onde você irá encontrar suas versões favoritas para ouvir como quiser e de onde quiser. Eles costumam se manter com anúncios publicitários, mas você pode pagar uma mensalidade para ter total controle e nenhum anúncio!


Instale um Cartão MicroSD

Se nenhum desses passos deu certo e você continua sem espaço no celular, fique calmo! Existem cartões de memória externos que são chamados de cartão microSD. De tamanhos diferentes, estes pequenos cartões são utilizados para expandir a memória do seu celular. Você poderá transferir alguns apps e arquivos direto pra ele. Essa vantagem é exclusiva de celulares Android. Infelizmente, os celulares iOS não suportam cartões de memória.


E aí? Nossas dicas deram certo? Esperamos que sim! Continue conferindo outros posts como esse em nosso site! Atualizamos o conteúdo diariamente 😉



Atualizado em: 09/09/2019 na categoria: Aplicativos Otimizadores de Sistema