Como investir em Criptomoedas de forma Segura

Os investimentos estão sendo cada vez mais buscados como um meio de fazer o dinheiro gerar ainda mais valores, aumentando o nosso patrimônio de forma simples e eficaz. Apesar disso, há ainda muitas dúvidas acerca do assunto, e nesse post as sanamos por meio de uma explicação simplificada!



Como comprar criptomoedas

O primeiro passo para investir em criptomoedas é sabendo como efetivar a compra das mesmas para que assim possa fazer a melhor negociação nesse passo. Diante disso, há duas possibilidades a serem consideradas, entenda melhor:

Peer-to-peer

A forma peer-to-peer ocorre entre pessoas físicas, sendo possível por meio dela ter contato direto com o vendedor, tendo acesso a questões relacionadas a cotação e podendo negociá-las diretamente com quem irá te vender as criptomoedas.

Esse formato se mostra muito interessante por não incluir taxas no processo de compra, mas é preciso estar atento pois há um considerável histórico de golpes que ocorrem nesse sentido, tanto para quen compra quanto para quem vende. Por isso, preste atenção em recomendações e na conversa de modo geral para se certificar de que é uma negociação segura.



Exchanges

Para evitar golpes recorrentes na forma anterior, é possível recorrer a Exchanges. Dessa maneira, estará em contato com corretoras especializadas com grande parte do processo ocorrendo de forma automatizada. Diante disso, será preciso se cadastrar em uma dessas corretoras e preencher a um cadastro prévio.

É possível que cópias de documentos sejam solicitadas, mas via de regra todo o processo é feito de forma online, inclusive as próprias negociações que podem envolver PIX e transferência bancária como um meio facilitador de adentrar ao universo das criptomoedas, além de cartões de crédito e débito que, dependendo da corretora, também podem ser utilizados.

Dicas para investir nas criptomoedas com segurança

Se atente às plataformas utilizadas

Apesar das criptomoedas em si representarem muita segurança, as negociações aliadas a elas podem ser vítimas de fraudes, desde ataques hackers até a criação de sites fakes onde o usuário pode inserir todos os seus dados sem perceber o golpe.



Por isso, antes da etapa de compras, verifique as possibilidades de vendedores e corretores, sendo interessante buscar informações com quem já fez a negociação. Já no dia a dia, para ter acesso aos investimentos, esteja atento ao site que acessa e tenha certeza de que é o oficial que deseja acessar.

Estabeleça metas

Muitas pessoas possuem receio de investir nas criptomoedas por ter um perfil investir mais conservador, mas o que não sabem é que essa característica pode ser uma grande aliada para que se tenha sucesso nesses investimentos, já que é preciso estar atento aos valores a cada momento.

Por isso, estabelecer metas vai te ajudar a ter estratégicas pré estabelecidas de forma inteligente, podendo entender quando comprar e até mesmo quando vender os ativos, evitando percas de capital e podendo multiplicar o mesmo por meio da valorização a longo prazo.



Invista baixo

O ideal é que comece investindo, no máximo, cerca de 5% do valor total do seu patrimônio. Isso é importante, pois o mercado não é regular e perca de valores podem ocorrer, apesar de isso ser comum não é desejável que aconteça com um alto valor.

Por isso, comece com valores menores até que entenda por completo o funcionamento do investimento e adquira o conhecimento devido sobre ele. Uma tática inteligente de entender quando pode investir é pensar que o valor não pode ser superior ao que está disposto a perder inicialmente.



Atualizado em: 18/04/2022 na categoria: Aplicativos com Utilidades