Como Diminuir o Tamanho de Foto



Diminuir o tamanho da foto sem precisar cortá-la é uma ótima opção para quem deseja postar uma foto grande em suas redes sociais ou até mesmo economizar espaço de armazenamento no seu celular. Para quem não sabe, redimensionar a imagem pode diminuir o peso da imagem e fazê-la ocupar menos espaço em seu smartphone ou em seu computador.

como diminuir o tamanho da foto sem perder a qualidade por meio de programas de computador, como Paint, PhotoScape e PhotoShop, assim como por aplicativos do próprio celular, seja ele Andoid ou iOS. Confira o passo a passo:

Celular

Para diminuir o tamanho da foto pelo celular a opção mais fácil é baixando um aplicativo que se chama Foto Redimensionador, confira mais sobre o processo abaixo:

1 – Baixe o Aplicativo e Clique em Abrir


Para baixar o aplicativo é só ir no PlayStore do seu celular. Digite Foto Redimensionador e espere o ícone acima surgir na sua tela. Clique em Instalar e depois em Abrir.

2 – Clique em Selecionar Fotos

O aplicativo já abrirá nessa tela. Para escolher a foto que deseja redimensionar é só clicar em selecionar fotos.

3 – Escolha a Imagem

Automaticamente sua galeria será aberta. Agora é só você selecionar a foto que deseja redimensionar e esperar ela abrir na tela do app.

4 – Clique nas Quatro Setinhas

Com a sua foto selecionada, é hora de começar a editá-la. Para isso, clique nas quatro setinhas indicada acima e espere uma aba como a da imagem abaixo abrir.

5 – Escolha as Dimensões

O aplicativo nos oferece inúmeras opções para a dimensão das fotos. Escolha a que preferir e caso já tenha alguma medida específica em mente, clique em Personalizada e digite a largura e altura que preferir.

6 – Clique em Substituir a Foto Original


Com a foto redimensionada e com seu peso automaticamente reduzido, você ainda pode renomeá-la como preferir e em seguida salvá-la. Faça isso clicando em substituir a foto original. 

Paint

O Paint é um programa que geralmente já vem instalado nos computadores, que é usado principalmente para fazer desenhos e editar manualmente imagens já prontas. Para quem não sabe, ele já possui a ferramente de diminuir o tamanho da imagem redimensionando a mesma. Veja como:

1 – Abra o Paint no seu computador.

Caso ele não esteja na tela inicial, é só clica na barra de pesquisa do seu computador e digitar o nome do programa, ele será o primeiro a aparecer (caso já venha pré instalado no meso).

2 – Abra a Imagem

Para abrir a imagem no Paint, primeiro você terá que clicar em Arquivo no canto superior esquerdo da tela e depois clicar em Abrir, automaticamente as pastas do seu computador aparecerão. Você só precisa ir na pasta onde a foto que você quer redimensionar esteja e clicar em Abrir novamente.

3 – Clique em Redimensionar

Depois de abrir a foto que deseja editar, clique em redimensionar e siga nossas instruções a seguir.

4 – Faça os Ajustes que Preferir

Quando a janela abrir, mantenha a parte porcentagem marcada. Na barrinha da medida horizontal decida quanto de largura você irá querer na sua nova foto. Já na barrinha indicada por vertical digite o quanto de altura você precisa para diminuir a sua foto. Lembre de marcar a opção manter a taxa de proporção caso ela ainda não esteja selecionada e então clique em Ok.

5 – Agora é só Salvar a Foto

Para salvá-la, clique no ícone de salvar que mostramos com nossa setinha acima e pronto! Sua foto estará em um tamanho menor, com sua qualidade mantida.

PhotoScape

PhotoScape é um outro programa muito conhecido e fácil utilização que muitas pessoas também possuem em seu computador. Confira como redimensionar a imagem no mesmo, de forma bem simples e rápida.

1 – Abra o programa e clique em Editor

Para diminuir o tamanho da foto através do PhotoScape, você precisará abrir o programa e clicar em Editor, como indicado na figura acima.

2 – Escolha a imagem que desejar

O PhotoScape já disponilbiliza uma aba do lado esquerdo da tela, onde você terá acesso a todas as pastas do seu computador. É só escolher a pasta onde a imagem que deseja redimensionar está e dar dois cliques na mesma. Automaticamente ela será aberta na sua tela.

3 – Clique em Redimensionar

Depois da imagem aberta, você só precisa clicar em redimensionar, como mostra nossa setinha na imagem acima.

4 – Coloque as Novas Dimensões

Quando a aba “Redimensionar” for aberta, mantenha selecionada a caixinha de “Preserve o aspecto de proporção”, digite o tamanho que deseja alterar e clique em “OK”

Assim que uma aba como essa acima for aberta, primeiro clique em preserve o aspecto de proporção, para que depois da edição, sua imagem não perca a qualidade. Depois, digite a largura ou a altura desejada e clique em Ok. Automaticamente a imagem será carregada com as dimensões que selecionou.

5 – Já pode Salvar a Imagem

Agora é só clicar em salvar, no cantinho inferior direito da tela. Em seguida, uma aba como essa acima aparecerá. Você pode salvar a foto diretamente, clicando onde nossa setinha está mostrando, mas também pode Salvar na pasta designada, escolhendo outra pasta para sua imagem ser salva e também pode renomear a foto antes de salvar, clicando em Salvar Como.

Photoshop

Diferente do Paint e do PhotoScape, o Adobe PhotoShop é um programa de computador pago. Com ele, também conseguimos diminuir o tamanho da imagem e deixá-la do jeito que quisermos. Confira como seguindo o passo a passo:

1 – Abra a Imagem

Assim que abrir o PhotoShop, você precisará clicar em Arquivo e logo em seguida em Abrir. Selecione a imagem que deseja editar e clique, novamente em Abrir, só que agora nesse que apontamos com a setinha vermelha acima.

2 – Clique na aba Imagem

Agora, para começar o processo de edição, clique em imagem no canto superior esquerdo da tela.

3 – Clique em Tamanho da Imagem

Para diminuit o tamanho da foto, você precisará clicar em tamanho da imagem. 

4 – Faça as Edições Necessárias

Para um melhor entendimento do que será feito, selecione a opção Pixels ao invés de Polegadas e só depois digite a largura e a altura da imagem nos locais indicados acima. O PhotoShop dá a opção de visualizar a imagem com suas novas dimensões antes de clicar em Ok, para vê-la é só clicar em reamostrar. Tendo colocado a imagem nas proporções que deseja, clique em Ok.

5 – Salve a foto no formato que preferir

Com o passo acima concluído, é só ir em Arquivo de novo e clicar em Salvar. Selecione a pasta onde deseja salvá-la, escolha o formato que preferir para a mesma (onde mostra a nossa seta na horizontal) e depois clique em Salvar novamente. Logo, sua foto estará com um tamanho menor e pronta para uso!

 



Atualizado em: 17/12/2019 na categoria: Aplicativos de Edição de Fotos