8 Principais códigos CMD para Windows – O que é e Como usar

Você conhece o Sistema Operacional Windows? Ele é considerado um dos mais práticos e funcionais entre os concorrentes, pois oferece muitos recursos exclusivos, entre eles Comandos e Atalhos.



O CDM, também conhecido como Comandos, é uma ferramenta que está presente na maioria dos computadores, servindo para auxiliar no desempenho do aparelho e melhorar a sua funcionalidade para o usuário.

Se você quer descobrir os Principais CMD para Windows, se prepare para ler este artigo. Desenvolvido pela Aplicativos Grátis especialmente para você. Vamos Conferir? 


8 Principais CMD para Windows

1 – Sfc

sfc /scannow



O Sfc é o Comando perfeito para melhorar o desempenho do computador, pois ele identifica e corrige algumas falhas no sistema.

Esse CMD vai realizar uma varredura completa no  sistema do seu dispositivo  e encontrar possíveis falhas para o mau desempenho.

Por se tratar de uma varredura completa no sistema, esse processo pode demorar um pouco. Então, lembre-se de fazer esse processo em um dia mais calmo.



CMD Sfc:

2 – Taskkill

taskkill /f /im filezilla.exe



Taskkill é um CDM usado para quando o computador trava e o usuário não consegue acessar o Gerenciador de Tarefas.

Dessa forma, ele realiza um encerramento forçado das atividades. Assim, o seu computador não corre risco de superaquecer ou falhar.

CMD Taskkill:

3 – Shutdown

shutdown -r -t 0

Shutdown é um comando bastante parecido com o anterior, pois ele desliga o seu computador, mesmo que tenha algo impedindo a execução.

Porém, diferente do CDM anterior, o Shutdown tem um recurso que programa o desligamento do computador. Dessa forma, você pode escolher se o aparelho vai ser desligado naquele instante ou em 3 minutos.

Para isso, basta digitar o CMD shutdown -r -t e adicionar os segundos que deseja que o computador desligue no final. Dessa forma, shutdown -r -t 300, assim seu aparelho vai desligar em 5 minutos.

CMD shutdown -r -t:

4 – Ipconfig

ipconfig /all

Ipconfig é um CDM bastante comum entre os usuários do Windows, pois ele garante informar sobre o estado atual da sua Internet.

Oferecendo dados sobre:

  • Ethernet;
  • Rede sem fio – conexão local;
  • Rede sem fio – Wi-Fi;
  • Rede Bluetooth.

Ideal para quem trabalha com rede, ajudando muito no dia a dia.

CDM ipconfig /all:

5 – Driverquery

driverquery -v

Driverquery  é ideal para quem possui muitos Drivers instalados no computador.

Pois esse Comando identifica e realiza uma listagem de todos os Drivers que estão presentes no aparelho, deixando a tarefa de controla-los mais simples e rápida.

CDM driverquery -v:

6 – Fc

Fc

Fc é um comando bastante simples e fácil de usar, ele serve para verificar a diferença entre dois arquivos.

Dessa forma, o CDM Fc realiza uma comparação entre os arquivos que você oferecer, separando e listando todas as diferenças encontradas.

CDM Fc:

7 – help ( /?)

C:/ help 

help é perfeito para iniciantes em computação e que não conhecem todos os comandos do CDM.

Dessa forma, ao digitar Help no seu CMD vai aparecer uma passo a passo sobre o determinado comando, relacionado a tudo que o usuário precisa saber.

CMD C:/ help 

8 – dir

C:/ dir

Dir é ideal para quem possui muitos arquivos e pastas no computador, pois esse comando realiza uma listagem de todos os arquivos que estão armazenados em determinada pasta.

CDM C:/ dir


Afinal, O que é CMD?

O CMD, também conhecido como Comando, é bastante comum nas plataformas Windows. Como o próprio nome já diz, ele é um comando que pode ser usado para executar alguma tarefa nos computadores.

Seu intuito é tornar uma ação no sistema operacional mais simples e direcionada para o usuário. Dessa forma, o CMD automatiza tarefas através de de scripts, solucionado problemas ou criando resoluções do sistema operacional.

Em caso de dúvidas sobre como usar determinado CMD, basta procurar por help nome_comando, um CMD especifico para ajudar os usuários iniciantes.

Como Usar o CMD?

Para acessar o prompt de comando basta pressionar, ao mesmo tempo, as teclas WINDOWS + R e digitar, no campo de busca, o CMD que você precisar.

Após isso, basta clicar no Enter. 

CMD


Veja mais conteúdos sobre Windows/Computador

Acesse outros artigos:



Atualizado em: 14/03/2022 na categoria: Sem categoria