Aplicativo que Muda Gênero já foi Acusado de Roubar Dados de Usuários



O FaceApp, aplicativo que muda o gênero das pessoas nas fotos, está sendo investigado por roubar dados de seus usuários e usá-los como quiser.

No último sábado e domingo, 13 e 14 de junho, as redes sociais foram bombardeadas por imagens onde as pessoas tinham seus gêneros trocados em uma foto. Ou seja, mulheres compartilhando como seriam se fossem homens e visse e versa.

Famosos e anônimos se divertiram com esse efeito, promovido pelo aplicativo chamado FaceApp. Tudo isso é muito legal, exceto pelo fato desse aplicativo estar sob investigação desde 2019, pelo FBI, por roubar dados de seus usuários.

App que Muda o Gênero nas Fotos está Sendo Investigado

 

Entenda porque o app está sob investigação

Em julho 2019, o FaceApp estava entre os aplicativos mais baixados tanto na Apple Store como no Google Play, nessa época a febre que fez com que todos baixassem o aplicativo era o filtro que deixava os usuários mais velhos, ou mais novos também através de uma foto.

No entanto, nesta mesma época, a segurança dos dados pessoais dos usuários deste aplicativo foi questionada devido os termos de privacidade do app serem muito vagos. Neles, além do usuário não ter nenhum respaldo, o aplicativo ficava livre para coletar e usar informações como bem entender.

Na época, especialistas em segurança digital analisaram a política de privacidade do aplicativo e constataram que ele realmente não fornecia informações de como os dados coletados de seus usuários eram utilizados.

Quando questionado, o próprio aplicativo admitiu que poderia coletar quaisquer informações que julgasse interessante, sem a obrigação de comunicar aos usuários quais informações seriam coletadas ou como elas seriam utilizadas.

Entenda porque o app está sob investigação

Desde então, o aplicativo FaceApp de origem russa, que conta com mais de 100 milhões de downloads apenas no Google Play, está sob investigação do FBI por ciberespionagem e invasão de privacidade.

São usadas ferramentas de estatísticas para medir o tráfego de uso do aplicativo e as tendências dos serviços oferecidos. Essas ferramentas coletam informações dos celulares em que o  app está instalado, como sites visitados, add-ons e outras informações que, segundo o FaceApp, os ajudam promover melhorias em seus serviços.

Ainda segundo o aplicativo, essas informações coletadas em forma de estatísticas, são usadas em conjunto com as informações de diversos outros usuários, também em formato de estatísticas, o que não permite ao aplicativo identificar qualquer usuário individualmente.

Ou seja, quando um usuário instala o FaceApp e concorda com os termos de uso, autorizando sua política de privacidade, permitirá que o aplicativo e seus parceiros a colete todas as informações que mais lhe interessar, o histórico de navegação é apenas um dos dados que poderão ser coletados.

Veja alguns famosos que utilizam o FaceApp

A seguir mostraremos algumas imagens de famosos que utilizaram o aplicativo FaceApp para trocar de gênero, acompanhe:

Maísa se transformou em um jovem e simpático rapaz com o FaceApp.

Veja alguns famosos que utilizam o FaceApp

Bruna Marquezine também, se tornou um rapaz muito simpático, mas sem barba.

Veja alguns famosos que utilizam o FaceApp

Cauã Reymond se transformou em uma bela jovem loira.

Veja alguns famosos que utilizam o FaceApp

Kelly Key surpreendeu suas seguidoras com sua bela transformação.

Veja alguns famosos que utilizam o FaceApp

Selton Mello, também surpreendeu a todos.

Veja alguns famosos que utilizam o FaceApp



Atualizado em: 17/06/2020 na categoria: Noticias