8 Aplicativos para Criar Jogos – Computador

Existem muitas pessoas que sonham em se tornar desenvolvedores de jogos, mas encontrar bons aplicativos para criar jogos não é simples, pois é necessário conhecimento na área de programação.



Mas, não se desespere, pois você pode encontrar programas para criação de jogos que funcionam de forma simples, seja para computadores, Android ou iOS.

E, para facilitar a sua busca, o Aplicativo Grátis desenvolveu está lista com as 8 melhores opções de aplicativos para criar jogos. Veja até o final para conferir mais conteúdos!


Construct 3

Construct 3 é o primeiro dos aplicativos para criar jogos da nossa lista, sendo utilizado por desenvolvedores de games 2D.



Entre as suas principais vantagens está a praticidade no uso, sendo recomendado para iniciantes, pois conta com interface intuitiva e excelente comunicação visual.

Para mexer no Construct 3 é preciso apenas de comandos básicos, como arrastar e soltar itens para moldar o ambiente. Ele conta com um  software rápido e ideal para criação de jogos de plataforma, puzzle e corrida.

Após a criação dos modelos, o usuário pode compartilhar seu jogo dentro da comunidade, fazendo com que ganhe mais acesso e comentários críticos.



Mas, infelizmente o Construct 3 é pago e conta com apenas um mês de teste gratuito.

RPG Maker

RPG Maker como o próprio nome já diz é bastante utilizado para a criação de jogos no estilo RPG em 2D, contando com todas as ferramentas necessárias para a programação.



Mesmo sendo uma referencia dentro dessa área de criação,  o aplicativo também conta com outros estilos para o usuário soltar a criatividade e desenvolver seus games.

O RPG Maker conta com uma interface limpa e intuitiva, envolvida por códigos simples que possibilitam aqueles que não possuem conhecimentos aprofundados a utiliza-lo.

Além disso, ele pode ser instalado no computador ou em algum aparelho  Android.

Mesmo sendo fácil de usar, recomendamos para aqueles que já possuem habilidades em criação de jogos.

Outro aspecto a ser mencionado é que o RPG Maker possui duas versões, paga e gratuita, dessa forma, o usuário pode testar a versão grátis antes de comprar o aplicativo completo.

Aplicativos para Criar Jogos

Stencyl

Stencyl é mais um dos aplicativos para criar jogos pago da lista, porém ele conta com muitas vantagens exclusivas e perfeitas para os iniciantes.

Esse é um programa que além de ajudar no desenvolvimento de jogos, ele também tem aspecto educacional, ou seja, conta com aulas básicas de programação, que ensinam a utilizar a plataforma com mais facilidade.

Seu principal ponto forte é a criação de jogos plataforma, tower defense, arcade e RPG dentro do padrão 2D.

Além disso, o Stencyl oferece compatibilidade com diversos sistemas, como Flash, Windows, Mac, Linux, iOS, Android e HTML5.

Mas, uma das desvantagens é que ele não possui suporte pata criação de jogos otimizados para celulares com processador baixo.

Clickteam Fusion 2.5

Clickteam Fusion 2.5 é um programa de softwares um pouco antigo, sendo criado em 1994, o que pode gerar desconforto nos desenvolvedores mais atuais.

Porém ele conta com uma versão paga e outra gratuita para que os usuários possam testar suas funções.

Jogos como The Escapists ou Five Nights at Freddy’s foram criados pelo Clickteam Fusion 2.5, sendo possível já imaginar o ponto forte da sua plataforma.

Mesmo com ferramentas simples, é preciso se dedicar para entender alguns comandos e conseguir criar seus jogos com o programa.

O Clickteam Fusion 2.5 suporta a criação de jogos 3D, como plataforma e arcade, além de oferecer gráficos e cenários incríveis.

Game Maker Studio 2

Game Maker Studio 2 é um programa pago para o desenvolvimento de jogos, sendo um dos aplicativos para criar jogos mais completo e rico de materiais.

Ele foi responsável pela criação de Undetarle e Hotline Miam, jogos que fizeram grande sucesso.

Mas, o Game Maker Studio 2 é voltado para usuários mais experientes, ou seja, mesmo com recursos avançados para criação em 2D e 3D, é preciso ter conhecimento para usa-lo.

Para os iniciantes, que querem se aventurar pelo Game Maker Studio 2, a plataforma oferece vídeos explicativos para ajudar na a mexer na interface do programa.

Kogama

Kogama está na lista com um dos aplicativos para criar jogos totalmente gratuito e online, o que é perfeito para usuários que não possuem suporte para programas pesados.

Com ele é possível criar e compartilhar seus jogos 3D, podendo se divertir com os amigos ou com a comunidade do Kogama.

As duas grandes desvantagens do Kogama é a criação de jogos para sua própria plataforma e a falta de mecanismos mais elaborados.

Mas, mesmo com esses detalhes, sua interface é simples e básica para utilizar no desenvolvimento de games mais limitados.

Unreal Engine

Unreal Engine é um dos aplicativos para criar jogos mais avançado, ou seja, para utilizá-lo é preciso ter conhecimentos de programação e modelagem 3D.

Ele é bastante conhecido entre os desenvolvedores de games, contando com uma fama bastante positiva e sendo responsavel pela criação de grandes jogos, como:

  • Gears of War;
  • Street Fighter V;
  • Borderlands 3
  • Fortnite.

Mas, por ser um aplicativo de alto padrão suas ferramentas são inteiramente pagas e para publicar um jogo criado com o programa é preciso uma licença.

Scratch

Scratch, é o ultimo programa da lista de aplicativos para criar jogos, sendo totalmente gratuito e com uma interface bastante simples e intuitiva.

Essa plataforma foi desenvolvida inicialmente para ensinar crianças sobre programação de jogos, mas com o decorrer dos anos foi começando a ganhar fama entre o publico mais velho.

Por ser básico, não é preciso conhecimentos para usa-lo, apenas a noção de arrastar e soltar os itens para formar o seu cenário e jogo.

Além disso, o Scratch conta com comunicação ativa, o que permite o compartilhamento de jogos entre amigos e na comunidade para plataforma.

Porém, como já é de se esperar, ele não conta com ferramentas completas, deixando a desejar em relação as mecânicas e variedade de jogos.


Gostou da lista?

O Aplicativos Grátis busco entre os melhores aplicativos para criar jogos e fez essa lista completa e exclusiva para todas as suas necessidades.

Assim, você pode soltar a imaginação e começar a desenvolver seu próprio jogo, como um excelente programador.

Veja também:



Atualizado em: 10/01/2022 na categoria: Sem categoria